COTC aprova balanços e analisa nova realidade financeira advinda da Covid-19

Créditos: Arquivo CREA-RS

Na quinta-feira (28), ocorreu a 4ª Reunião Ordinária da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC). Seguindo às orientações de distanciamento social, assim como outras reuniões do Conselho, o encontro foi realizado por meio de aplicativo online de conversas. A reunião foi conduzida pelo coordenador da Comissão, Eng. Agr. Valmor Christmann, e se estendeu por toda a manhã na análise de dados contábeis e financeiros da entidade e projeções futuras.

Além da apresentação dos números, os conselheiros debateram as ações que vem sendo tomadas para manter a saúde financeira do Conselho devido às dificuldades advindas da quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, que refletiu na arrecadação do CREA-RS, principalmente no mês de abril.

O Eng. Agr. Paulo Rigatto, vice-presidente no exercício da Presidência, que participou do início da reunião, apresentou a situação atual, assim como os possíveis cenários futuros, a depender do fôlego e da rapidez da recuperação da economia do Estado e dos impactos disso no trabalho dos profissionais do Sistema.

Foram realizadas três prospecções da mais pessimista a mais otimista. Ele também falou sobre o retorno dos agentes fiscais que não compõem o grupo de risco às ruas, assim como a manutenção do teletrabalho aos demais fiscais e funcionários administrativos. “Temos obtidos resultados muito bons no trabalho remoto, com ótimos índices de produtividade”, ressaltou. O atendimento no Protocolo e Suporte de ART da sede também retorno atendimento presencial em 01 de junho, seguindo todas as recomendações de segurança.

Afirmou, ainda, que da experiência que está sendo vivênciada sairão muitos ganhos à gestão do CREA-RS, como a digitalização de processos e as novas potencialidades na fiscalização remota. “Nosso fiscais que não estão na rua fizeram um grande trabalho na fiscalização de concorrências e licitações públicas, chegando a cerca de 3.000 processos fiscalizados, num aumento expressivo em comparação ao mesmo período do ano passado nesta área, quando esses números ficaram em cerca de 200”, exemplificou.

Ele destacou, também, o empenho na busca de alternativas para alcançar maior economicidade e da expectativa em trabalhar para fechar uma previsão de orçamento exequível para a próxima gestão. "Temos medidas de contingenciamento de despesas previstas, ainda nada definido, mas quero chegar ao final do ano com o CREA saudável." Com a apresentação do orçamento de 2021 marcada, conforme normativo do Confea, para agosto, o Eng. Rigatto afirmou que ainda serão feitos os ajustes necessários com a análise dos próximos meses.

O Eng. Valmor sugeriu que o presidente em exercício solicite ao Colégio de Presidentes que esse prazo seja dilatado. “Seria importante levar essa demanda ao Colegiado, pois temos que ter em consideração que este é um ano completamente atípico”, sugestão que foi acolhida pelo Eng. Rigatto.

Após a participação da Diretoria, representada pelo vice-presidente no exercício da Presidência, a chefe do Núcleo de Contabilidade, Elisabete Preste, apresentou as números dos meses de fevereiro e março que serão apreciados pela totalidade dos conselheiros na próxima Plenária. O Núcleo Financeiro também participou. O chefe da área, Luciano dos Santos, expôs todas as ações que vêm sendo empregadas para buscar a adimplência dos profissionais e empresas em dívida com o Conselho.

Estiverem presentes ao chat da reunião os conselheiros Eng. Civil Alberto Stochero, Eng. Química Cibele Elaine Vencato, Eng. Mec. Cynthia Vieira Bonatto, Eng. Fltal. Pedro Roberto de Azambuja Madruga, Geól. Leandro Leal de Leal, Eng. em Eletrônica Edgar Bortolini e Eng. de Seg. do Trabalho Luiz Henrique Rebouças dos Anjos (adjunto).

A realização do encontro contou com o apoio administrativo de Sandra Rodrigues, da Gerência Institucional de Gabinete.