CREA-RS Webtalk: Home Office antes e depois da Covid-19, NR 17 e Legislação de Teletrabalho

Diante de um cenário de pandemia, o home office e o teletrabalho são a nova realidade vivenciada por mais de 15 milhões de trabalhadores brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (Sobratt).

O CREA-RS inicia uma série de webtalk com o Eng. de Seg. Trab. Fernando Limongi, conselheiro adjunto da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do Conselho, e a Eng. Civ. Daniela Fischer, doutora em Ergonomia. Eles vão bater um papo sobre o antes e depois da Covid-19, aspectos da NR 17 e da Legislação sobre teletrabalho.

Entre os temas que serão discutidos estão a importância de as organizações desenvolverem políticas de bem-estar que assegurem a saúde e a qualidade de vida para todos os profissionais, inclusive para os que trabalham na modalidade home office.

Será abordada, ainda, a importância do planejamento adequado antes da adoção da prática do home office para qualquer funcionário a fim de ter certeza de que ele se ajustará a esta forma de trabalho. Também será fundamental confirmar que a função pode ser desempenhada de maneira remota sem prejuízo para a produtividade.

Toda a empresa deve usufruir dos bons resultados — o funcionário individualmente e toda a coletividade.

Ao longo desta semana, divulgaremos quatro blocos de discussão.

16/06 - Bloco 1 – Tema: Conceituações importantes e novas necessidades

17/06 - Bloco 2 – Tema: Teletrabalho aplicável a quem?

18/06 - Bloco 3 – Tema: Ergonomia em teletrabalho é responsabilidade de quem?

19/06 - Bloco 4 – Tema: Um breve debate sobre acidente de trabalho em home office