Conselho em Podcast traz um bate-papo sobre as mulheres na Engenharia

Nesta terça-feira (23), o Conselho em Podcast, promovido pelo CREA-RS, traz um bate-papo com lideranças do CREA-RS e com a Eng. Eletricista e Seg. Trabalho Fabyola Rezende, gerente de Relacionamento Institucional do Confea, sobre a  importância da participação feminina na Engenharia e no Sistema Confea/Crea. Em debate a importância da mulher na Engenharia, a implantação no CREA-RS do Programa Mulher, cuja criação foi aprovada por unanimidade pelo Confea, e os projetos voltados ao incentivo e ingresso de mulheres na Engenharia e na ciência desenvolvidos por elas.

Segundo podcast do Conselho gaúcho e dividido em dois episódios, o bate-papo integra o episódio Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado neste dia 23 de junho.

Esta data foi criada pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, que tem por objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens. A iniciativa visa difundir amplamente as carreiras em Engenharia para as mulheres e também conhecer e celebrar as conquistas de engenheiras de destaque.

No primeiro episódio, conversamos com a Eng. Eletricista Fabyola Rezende, responsável pelo desenvolvimento e implantação do projeto Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua. Neste bate-papo, a Eng. Fabyola fala um pouco da sua trajetória e também a participação política da mulheres nos cargos de direção dentro do Sistema. Saiba mais como será a implantação do Programa Mulher em todos os regionais. Ela conta um pouco do processo até a aprovação por unanimidade pelo Plenário do Confea. Destaca os pontos importantes deste programa.

No segundo episódio, trazemos as experiências variadas, no campo e no ensino, projetos desenvolvidos e os desafios da Engenharia sob o olhar de lideranças femininas do Sistema, como a Eng. Civ. Adriana Menezes, conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RS; a Eng. Eletric. e de Seg. Trab. Caroline Radüns, conselheira suplente da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica; a Eng. Quím. Damaris Pinheiro, conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Química, que também já foi coordenadora nacional das Câmaras de Engenharia Química; a Eng. Agr. Denize Frandoloso, coordenadora da Câmara de Agronomia; a Eng. Eletric. Nilza Zampieri, conselheira da CEE, ex-conselheira federal; e a Eng. Eletric. Taciana Enderle, conselheira da CEE.

Conselheiras do CREA-RS em videoconferência

PARTE 1 DESTE EPISÓDIO / ENGENHEIRA ELETRICISTA E SEG. TRABALHO FABYOLA REZENDE