Inspetores e presidência reúnem-se para debate sobre cenários advindos da Covid-19

As preocupações administrativas, financeiras e de gestão do Conselho e às relacionadas com as eleições do Sistema Confea/Crea no novo cenário trazido pelo advento da pandemia do Covid-19, que desde de meados de março se propaga pelo País, foram os principais temas do encontro realizado na manhã desta quinta-feira (18). Realizado pelo vice-presidente no exercício da presidência, Eng. Agr. Paulo Rigatto, em parceria com os coordenadores das Inspetorias, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marcos Kercher e Eng. Civ. Milton Pedrollo, o encontro possibilitou a reunião por meio virtual, de acordo com os protocolos de afastamento social, com cerca de 25 inspetores e representantes de zonais do CREA-RS.

O Eng. Rigatto ressaltou a importância da oportunidade para uma exposição objetiva aos inspetores da situação atual do CREA-RS e dos trabalhos de prospecção que estão sendo realizados para os próximos meses, do cenário mais pessimista ao mais otimista. “A tecnologia nos permite essa conversa onde podemos uniformizar a informação que temos trabalhado desde março, sempre sabendo do ineditismo deste problema. Quero colocar vocês a par da readaptação das decisões que vem sendo tomadas na busca de conduzir o processo gerencial dentro da realidade que estamos, que nos deixa com pouca clareza dos rumos, mas com a clareza que vamos administrar o Conselho na medida em que os problemas se apresentem”, afirmou.

Com a apresentação dividida em três principais tópicos, falou primeiro sobre a situação financeira, onde apresentou dados financeiros e explanou da queda abrupta de arrecadação de ART (que compõe cerca de metade da arrecadação do Conselho) a partir de final de março, com o início da quarentena, e a retomada lenta que está ocorrendo com o retorno das atividades. Ressaltou, ainda, que as anuidades (que compõe a outra metade da arrecadação anual) seguiram num fluxo normal em março, data oficial do vencimento, com a expectativa de recebimentos ainda em setembro, data limite de pagamento devido a prorrogação dos vencimentos.

Depois falou sobre a sistemática do trabalho remoto, adotado desde final do mês de março, apresentando dados que demonstram a manutenção das atividades mesmo com o corpo funcional em teletrabalho. “Esta nova realidade trouxe coisas boas como a digitalização de muitos processos, como por exemplo, autorizar pagamentos com assinatura digital pelo celular, assim como a redução de nossos custos operacionais”, explicou, destacando que, ainda assim, outras medidas de contenção estão previstas para chegar ao final do ano com um orçamento sem déficits.  “Estamos fazendo uma gestão de crise por contingência e buscando sempre analisar a situação do momento para, a partir daí deliberar ações, visto estar a dinâmica do mundo econômico está muito incerta.”

Destacou que o objetivo é sempre manter a transparência das decisões que serão tomadas até dezembro pela busca do contingenciamento orçamentário que se apresentar necessário. Destacou itens que já sofreram cortes, como os eventos, os valores previsto no Edital das Entidade, e o corte da impressão da Conselho em Revista, que passa a ser apenas digital. Especificamente sobre as inspetorias, afirmou ser importante que os inspetores retomem, por meio virtual, as reuniões mensais, assim como as Comissões profissionais. “O aporte que os inspetores e inspetores de comissão fazem à fiscalização é muito importante e não pode parar de acontecer. Não podemos deixar esse contingenciamento parar o CREA-RS”, disse.

Eng. Rigatto encerrou afirmando seu empenho em fazer o melhor possível com a maior transparência “para lidar um problema que não é pequeno”. “Vamos nos redimensionar e não sou eu quem vai fazer isso sozinho, são vocês junto aos conselheiros da Plenária.”