Em reunião com diretoria, CER-RS manifesta preocupação com as eleições no dia 15 de julho

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) deliberou no dia 29 de junho pela manutenção do dia 15 de julho para as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2020. A votação acontecerá das 8h às 19h, com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual, segundo a deliberação publicada na página da comissão.
A decisão da CEF leva em conta a necessidade de “garantir o período dos mandatos de três anos, sem colocar em risco a legitimidade do processo democrático de escolha dos dirigentes do Sistema”.
O documento reforça ainda uma série de medidas que deverão ser adotadas pelos mesários, com objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 durante a votação. Entre os cuidados, estão a distribuição de luvas de plástico descartáveis aos eleitores no ingresso do recinto de votação, desinfecção com álcool 70% de locais acessíveis às mãos, uso obrigatório de máscaras e a limitação de acesso aos elevadores para uma pessoa por vez.
De qualquer forma, assim como a maioria dos Regionais, a Comissão Eleitoral Regional do RS também manifestou sua preocupação com a manutenção da data, considerando as atuais medidas adotadas pelo governo estadual, devido à pandemia do coronavírus, que coloca algumas regiões do Rio Grande do Sul em bandeira vermelha e se prioriza o distanciamento social.
Este foi um dos itens da pauta da reunião extraordinária da Diretoria do CREA-RS, que contou com a participação dos integrantes da CER-RS. Na ocasião, o Eng. Agrônomo Dulphe Pinheiro Machado Neto, coordenador da CER-RS, levou esta preocupação à diretoria e informando ainda que já enviou uma manifestação à Comissão Eleitoral Federal contemplando esta preocupação.
Segundo ele, a CER-RS já recebeu um ofício do CDER-RS, onde as entidades de classe do Rio Grande do Sul manifestam sua inconformidade com as eleições presenciais neste momento de Pandemia, considerando que a Região Metropolitana de Porto Alegre, onde se concentra o maior número de eleitores do Sistema está com bandeira vermelha, decretado pelo Governador do Estado e que mantém todas as atividades não essenciais fechadas.
Aproveitou para fazer um breve relato de manifestações de outros Creas que também apontam a mesma preocupação. “Todos estão com dificuldades para instalar em suas sedes as mesas eleitorais e a infraestrutura indispensável ao processo eleitoral, considerando que a votação presencial no próximo dia 15 coloca em risco todos os envolvidos, sejam mesários, funcionários do CREA-RS, eleitores, fiscais, candidatos e, reflexamente, seus familiares, enfim, a comunidade toda nacionalmente”, ressaltou.
Na reunião, outros conselheiros representantes na CER-RS se manifestaram no mesmo sentido.
Na reunião, também foi informado as datas dos treinamentos dos mesários, assim como a preparação de itens de segurança necessários para as Inspetorias, assim como os funcionários que irão ajudar nas eleições.