Coordenadoria das Inspetorias realiza reunião por videoconferência

Na tarde de sexta (18), ocorreu a 272ª reunião da Coordenadoria das Inspetorias, com a presença de 24 pessoas. Sob a coordenação do Eng. Mec. e de Seg. Trabalho Marcos Antônio Kercher, coordenador das Inspetorias, a reunião por videoconferência contou com a participação do Eng. Civil Milton Pedrollo, coordenador adjunto; representantes das Zonais, representantes das Câmaras, da gerência das Inspetorias, Sonia Machado, das funcionárias da Coordenadoria das Inspetorias Andréa Caputti e Carmem Oliveira, e convidados da Fiscalização do CREA-RS.

Este encontro reúne os 11 representantes das Zonais e 1 conselheiro representante indicado de cada câmara. Estas reuniões são ordinárias e estão pré-aprovadas em calendário regimental desde o início do ano.

Na abertura, o coordenador, Marcos Kercher, deu as boas-vindas dando seguimento ao novo normal. “Vivemos um novo momento com esta pandemia e esta tecnologia está nos ajudando na realização das reuniões”, destacou, sugerindo ainda o retorno das reuniões das inspetorias e zonais neste mesmo modelo. Na sequência, foi aprovada por unanimidade a ata da reunião anterior.

Um dos itens da pauta foi o retorno do atendimento presencial das Inspetorias. “Acredito que o atendimento das Inspetorias deveria ser para todas as regionais o mesmo horário, ou pela manhã ou à tarde, até mesmo para padronizar o atendimento e facilitar o atendimento aos profissionais. Para buscar, ainda, melhor entendimento sobre fiscalização”, afirmou, ao fazer uma análise da primeira semana de atendimento das inspetorias.

Destacou o trabalho das Inspetorias. “Elas são fundamentais, pois os inspetores atuam nos órgãos municipais, portanto as regionais têm uma funcionalidade ao representar o Conselho nas diversas regiões do estado.”

O tema também foi abordado pela gerente de fiscalização, Eng. Civil Cristiane de Oliveira, que esclareceu sobre a portaria da Presidência que determinava um novo horário de atendimento, respeitando todos os protocolos de segurança estipulados pelo governo do Estado, por meio de bandeiras.

Aproveitou ainda para reiterar a importância das Inspetorias para a fiscalização. “O papel dos inspetores contribui com os planos de fiscalização, cumprindo a sua função em analisar. Portanto, as Inspetorias são fundamentais não só física, mas também tecnicamente para as ações de fiscalização”, apontou.

Presente na reunião, Jaime Leandro Mello, chefe do Núcleo Operacional da Fiscalização, exemplificou a importância da Fiscalização com números. “Nestes quatro meses de home office, tivemos 1.200 processos, 25 processos por inspetoria. Não é de hoje que trabalhamos em parceria com os funcionários administrativos, inspetores e agentes fiscais, como apoio físico e técnico para a fiscalização”, apontou.

O Eng. Civ. Paulo Telli, gerente de Patrimônio, também presente, esclareceu o andamento do processo de reformas e manutenção das Inspetorias.

O Engenheiro Civil e Mecânico João Carlos Gravina Jeremias, inspetor de Viamão, falou sobre a negociação do aluguel da sala da Inspetoria do município. Lembrou o quanto os inspetores são chamados para integrar os conselhos municipais. “As inspetorias são consultadas quando a implantação de leis, por exemplo, como é o caso da Inspetoria de Viamão, há 10 anos no município”, explicou.

A importância da união das entidades e inspetorias foi destacada pelo Eng. Eletricista Fernando Silva, representante da Câmara de Engenharia Elétrica na Coordenadoria das Inspetorias. “O Plenário é composto em sua maioria por profissionais oriundos das entidades de classe, os inspetores representam o Conselho. No final, são uma coisa só”, citou.

Aprovação

No final, os integrantes aprovaram uma proposta a ser encaminhada para a Presidência: determinar o atendimento presencial das Inspetorias, de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Também decidiram que as reuniões da Coordenadoria das Inspetorias iriam acontecer às sextas-feiras alternadas, das 15h às 18h, por videoconferência.

No documento, ainda, os inspetores sugerem a formação de uma Comissão para avaliar e analisar a renovação dos aluguéis das Inspetorias.