Notícia

Parabéns, São Leopoldo!


Créditos: Arquivo CREA-RS

Neste sábado (25), o município de São Leopoldo comemora 196 anos. A cidade localiza-se na região metropolitana de Porto Alegre e possui um diversificado parque industrial e um expressivo setor comercial e de serviços. Diversas multinacionais estão instaladas no município, como as alemãs Stihl, SAP, Ensinger e Gedore e a gaúcha Taurus. A cidade está situada entre as dez mais expressivas no PIB do RS e é uma das 50 melhores do país para se viver. São Leopoldo também é considerada uma cidade universitária, por sediar a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que abriga o maior polo de informática do RS.

Os primeiros habitantes e colonizadores do município foram os índios carijós, os imigrantes açorianos e os alemães. O local foi batizado de Colônia Alemã de São Leopoldo em homenagem à Imperatriz Leopoldina, a esposa austríaca de Dom Pedro I, e a data de 25 de julho de 1824 passou a ser considerada a data de fundação de São Leopoldo. Além disso, o município de São Leopoldo deu origem a toda a região atualmente denominada de Vale do Rio dos Sinos.

O CREA-RS possui uma Inspetoria em São Leopoldo desde 1982. A Inspetoria abrange os municípios de Portão e São Leopoldo e atende 1.200 profissionais da região, que conta com a atuação dos inspetores Eng. Civ. Ari Borges, Eng. Prod. Mec. e Seg. Trab. Fábio Chaves e Eng. Mec. e Seg. Trab. Fernando Araújo. Além da Inspetoria, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale dos Sinos (AEA), entidade presidida pelo Eng. Civ. José Luiz Garcias, auxilia os profissionais do Vale do Rio dos Sinos. A Inspetoria fica localizada na Av. João Correa, 111 sala 71.

Integram o plenário do CREA-RS, os conselheiros Eng. Civis Daniel Medeiros e Jorge Köche, representantes da Unisinos e AEA, e também a Eng. Mec. e Seg. Trab. Ângela Beatrice Moura pela Feevale.

Curiosidades
•    Durante a Revolução Farroupilha, a colônia ficou dividida entre os imperialistas e os revolucionários. Nesta época, a colônia prestou suporte a Porto Alegre, então sitiada, provendo a cidade com suprimentos transportados em barcas pelo Rio dos Sinos.
•    Os alemães que habitavam a região eram majoritariamente agricultores e artesãos, dando origem a uma variada produção, que acabou sendo o embrião industrial do Vale do Rio dos Sinos. É em homenagem a esses imigrantes que o dia 25 de julho é feriado municipal.
•    Em 1865, a colônia recebeu a visita do imperador brasileiro Dom Pedro II.
•    Em 1874, foi inaugurada a estrada de ferro, ligando a cidade a Porto Alegre e facilitando o escoamento dos produtos da colônia.
•    Segundo a organista e concertista internacional Anne Schneider, São Leopoldo é a cidade do Rio Grande do Sul onde se localiza o maior número de órgãos de tubos do estado.


Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: