Trabalho remoto e retorno presencial são pauta em reunião com Inspetorias

Zonais Litoral e Metropolitana . Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante as duas últimas semanas, os funcionários administrativos das 44 inspetorias do CREA-RS participaram, divididos em quatro grupos, de reuniões com a gerência da área, que há alguns meses foi assumida pela funcionária de carreira, Sônia Machado. A gerência, sediada em Porto Alegre, organiza e administra o trabalho das regionais, junto à equipe formada por Carmem Oliveira e Andrea Caputti, também funcionárias do quadro permanente do Conselho.  Além de integração da equipe, aproveitando as ferramentas de videoconferência, o encontro também objetivou avaliar o regime de home office vivido por quatro meses, alinhar demandas e procedimentos, e avaliar a volta ao atendimento presencial, em horário reduzido e dias alternados.

Com a facilidade da ferramenta de videoconferência, a intenção é a instituição de encontros regulares, proporcionando padronização de procedimentos entre os funcionários e uma melhor interação e comunicação entre a Gerência e os colegas de interior do Estado. “Vivemos um momento delicado e acho de suma importância que tenhamos um contado mais direto, vendo um o rosto do outro. Considero como algo de prioridade e minha intenção é mantermos uma vez ao mês, pois a participação de todos é fundamental para obtermos melhores resultados”, informou, ao abrir o encontro a gerente das Inspetorias.

Os coordenadores das Inspetorias, Eng. Mec. e Seg Trab. Marcos Antonio Kercher e Eng. Civil Milton Pedrollo (adjunto), participaram de alguns dos encontros, onde Kercher, ao se apresentar a todos, relatou um pouco de sua trajetória profissional e no Sistema e falou da vontade de ainda poder visitar as Inspetorias, assim que a situação permitir. “Estamos vivendo algumas adversidades no Conselho - presidências interinas, eleições - e fora dele, com essa pandemia,  coisas que impactam nossas atividades, mas sabemos da grande experiência do nosso corpo funcional e o resultado que temos demonstrado.”

Coordenador das Inspetorias, Marcos Antonio Kercher

Em seguida, a gerente das Inspetorias, Sônia Reis, explicou que o principal objetivo do encontro era equalizar informações, mas “acima de qualquer coisa podermos nos ver”, justificou. Incentivou que todos formalizassem sugestões e demandas para que a gerência pudesse avaliar e dar os trâmites necessários. “É importante que falemos a mesma língua e que se tenha liberdade para falar. Sempre vamos analisar o que vocês nos passam para buscar soluções que viabilizem o trabalho nas inspetorias da forma mais adequada. Isto é o que mais almejo.”

Sônia também aproveitou para agradecer o trabalho e empenho das funcionárias, Carmem Oliveira e Andrea Caputti. “Sei que sempre posso contar com elas e também com vocês e quero que a gente tenha um relacionamento aberto. Tenham a certeza que sou uma aliada que exige, mas que vai fazer de tudo para obter o necessário em termos de infraestrutura de trabalho e também de reconhecimento, para mostrar o trabalho de vocês e tudo o que uma inspetoria produz.”

Em sua manifestação, Carmem elogiou os colegas pelos resultados do home office, ressaltando ser um grande desafio. “Só tenho a agradecer o empenho de vocês nesse momento, enfrentando tão bem este que não é nosso primeiro desafio”, afirmou.

Trabalho remoto e o retorno ao presencial: expectativas e dificuldades

A principal pauta, e mais debatida as reuniões, foi o retorno presencial das Inspetorias, desde 15 de julho, com exceção daquelas em que os funcionários compõem o grupo de risco para a Covid-19. Dentro disso, o estabelecimento dos horários de abertura, assim como o material de expediente necessário para a volta ao regime parcialmente presencial, como celulares corporativos para o uso dos funcionários quando em trabalho remoto.

Zonais Fronteira Sudoeste e Noroeste

O período de trabalho 100% remoto também foi tema da conversa. Um dos que se manifestaram foi o funcionário administrativo Dalvo Piovesan, da Inspetoria de Palmeira das Missões. “As demandas aumentaram bastante, por meio do atendimento por email”, afirmou. De Guaíba, Adriano Kochanowski, afirmou ter tido um retorno muito positivo dos profissionais sobre o atendimento em home Office. “Aconteceu uma situação inusitada que são pessoas achando ruim o retorno do presencial, pois avançamos nos processos eletrônicos e no envio da documentação totalmente digital, mesmo com o compromisso do envio do físico depois, e os profissionais gostaram disso”, relatou.

Presente ao encontro, Cláudia Velloso, do Núcleo de Desenvolvimento e Qualificação Funcional, falou um pouco sobre a ansiedade que impõe a volta ao presencial, ainda que não completamente, destacando a preocupação da diretoria com o bem-estar e a saúde dos funcionários.

Finalizando, a gerente Sônia agradeceu o empenho de todos, dizendo terem sido recebidos elogios para o trabalho dos funcionários das Inspetorias. “Quero ressaltar a importância do trabalho de vocês, todos sabem do esforço, ele é reconhecido pela diretoria do Conselho, pelo coordenador das Inspetorias, inspetores e Coordenadoria, pois sabemos o quanto as Inspetorias são importantes para o Crea”, afirmou. Também solicitou que as demandas sejam formalizadas por e-mail para que possam ser gestionadas junto à direção.