Notícia

Sistema vai firmar acordo com Ministério da Cidadania


Ministro da Cidadania, Ônix Lorenzoni; o presidente em exercício do Confea, Osmar Barros Júnior, e a gerente de Relacionamentos Institucionais (GRI) d. Créditos: Arquivo Confea

Nesta segunda-feira (24), o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, esteve reunido com o ministro da Cidadania, Ônix Lorenzoni, para discutir as tratativas do acordo de cooperação para viabilizar o projeto Brasil em Campo, que está entre os programas prioritários do Ministério, de acordo com a Portaria 395/20.

O projeto Brasil em Campo consiste na disponibilização de núcleos poliesportivos autossustentáveis em todo território nacional, baseados em padrão construtivo único de alta eficiência e baixo custo, ofertando para a sociedade quadras de futebol, basquete, vôlei, pista de atletismo, vestiários e lojinhas. Segundo o ministro da Cidadania, Ônix Lorenzoni, a participação do Sistema Confea/Crea é fundamental para viabilizar a proposta. “Precisamos de análise técnica e acompanhamento da execução das obras”, esclareceu Lorenzoni.  O ministro ainda esclareceu que as obras deverão ter um período de execução de no máximo 90 dias, atender às normas de acessibilidade de acordo com a NBR 9050,  e será  composta por módulos, permitindo futuras adequações e ampliações.  Além disso, o complexo deverá fazer uso de tecnologias tais como energia fotovoltaica; armazenagem de água da chuva por meio de cisternas; sistema de tratamento de esgoto ecológico por evapotranspiração; e reciclagem de containers marítimos.

min_cidadania (4).jpg
Ministro Ônix Lorenzoni e o presidente Osmar Barros Júnior

Na ocasião, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, apresentou outras parcerias semelhantes desenvolvidas com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com o Ministério de Desenvolvimento Regional; e da Saúde. “Precisamos alinhar essa minuta com nosso Plenário e os Regionais por meio de um Acordo de Cooperação por adesão por parte dos Creas, mas temos muito interesse em firmar essa parceria com importante cunho social e de qualidade de vida para a população.”, adiantou Osmar. Na ocasião, o presidente em exercício do Confea também destacou a importância da participação de profissionais devidamente habilitados no projeto, garantindo qualidade e eficiência às obras. O dirigente do Conselho ainda propôs a criação de um Grupo de Trabalho com integrantes dos dois órgãos, a fim de tornar mais célere o andamento do projeto.

A gerente de Relacionamentos Institucionais (GRI) do Confea, Fabyola Resende, sugeriu que o tema seja pautado para o Colégio de Presidentes, que será realizado de 09 a 11 de setembro.  “Esse acordo representa oportunidades profissionais para os engenheiros do Sistema e na GRI daremos a maior celeridade na análise técnica deste acordo, visando iniciar o mais rapidamente possível os trabalhos junto ao Governo Federal”, explicou Resende. 

Brasil em Campo

Para o Ministério da Cidadania, o Brasil Em Campo se posiciona como uma plataforma que se comunica com cada um dos diferentes públicos, culturas e climas, promovendo a cidadania, integração e livre acesso ao esporte. De acordo com o modelo de negócios proposto, que terá o Distrito Federal como piloto, o município disponibiliza o terreno, no caso o Governo do Distrito Federal (GDF),  a União constrói a infraestrutura, que será fiscalizada pelo Sistema Confea/Crea para que depois de  pronto seja alugado para a iniciativa privada por meio de um processo licitatório . A fiscalização do uso do espaço será feita pelo GDF, e após 5 anos será feita a doação das benfeitorias.  A primeira materialização do projeto será na Região Administrativa do Riacho Fundo II, no Distrito Federal, em uma área de 22.510 m2. “No ano em que completa 25 anos vamos entregar à cidade, que tem 93 mil habitantes, o modelo completo do Brasil em Campo para incentivar a prática de esporte na região", comemorou o ministro. Ceilândia e o Parque Burle Marx estão entre os próximos locais a sediarem o projeto na Capital Federal. 

Ao final da audiência, o presidente Osmar entregou ao ministro o Manual de Acessibilidade, a Cartilha Parlamentar e o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea. 

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea 
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: