Assembleia Legislativa homenageia os 70 anos do Senge-RS

Presidente do CREA-RS, Eng. Capoani, participou do Grande Expediente da Assembleia em homanagem aos 70 anos do Senge-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

No período do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS (Alergs) dessa quinta-feira (28), o deputado Raul Carrion (PCdoB) homenageou os 70 anos do Sindicato dos Engenheiros (Senge/RS). “Por sua representação e atuação qualificada, o Senge/RS tornou-se referência  não só para os sindicatos de engenharia e de profissionais liberais, como também para o conjunto do movimento sindical brasileiro e mundial”, afirmou. O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, esteve presente à Alergs e destacou a importância do Senge-RS, ressaltando ser uma das mais representativas entidades de classe do RS.
História
O parlamentar destacou que  a Associação dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, criada em 1940, foi o embrião para a organização do sindicato. À época, questionava-se por que uma categoria profissional elitizada, composta por profissionais liberais, necessitava de um órgão de representação sindical. Segundo Carrion, uma pesquisa sobre o mercado de trabalho na engenharia feita pelo sindicato, logo após sua constituição, mostrou um dos motivos: mais de 70% da categoria era formada por profissionais assalariados.
De acordo com o deputado, muitas foram as conquistas obtidas pela categoria em 70 anos de história. Entre elas estão a regulamentação de engenheiro e sua valorização, a instituição do salário mínimo profissional, a materialização dos primeiros acordos e convenções coletivas de trabalho no Brasil, a criação da Federação Nacional dos Engenheiros e a luta pela permanente capacitação técnica dos profissionais.
Além disso, na opinião do parlamentar, a categoria sempre se mostrou sensível à realidade nacional, atuando na defesa dos mais caros interesses do povo gaúcho e brasileiro. Segundo Carrion, o Senge/RS esteve envolvido na luta pela produção do carvão gaúcho, na defesa do petróleo, de outros recursos naturais brasileiros e  da tecnologia nacional. Atuou ainda no processo de redemocratização do país e na elaboração de propostas para a constituinte de 1988. Mais recentemente, participou do debate sobre o aproveitamento da orla do Guaíba e sobre a controvérsia da venda da FASE no Morro Santa Tereza.
Homenagem
Durante o pronunciamento, Carrion destacou alguns nomes de integrantes do Senge/RS que marcaram a instituição, como o primeiro presidente do sindicato, José Maria de Carvalho, e o presidente do período 1978 –1984, Eng. Homero Simon, que atuou na Rede da Legalidade, em 1961.
Lei
Carrion contou que teve a honra de ser o proponente da Lei estadual nº 13789, que dispõe sobre a concessão de assistência técnica gratuita de Engenheiros e Arquitetos, voltada à construção de moradias para famílias de baixa renda. Ele espera que, em breve, o governo do Estado inicie uma experiência piloto baseada nessa legislação.
Presenças e participações
Associou-se à homenagem o deputado Adão Villaverde (PT). Acompanharam o Grande Expediente o diretor-presidente do Senge, Eng. Agr. José Luiz Azambuja, a 1ª vice-presidente do Senge, Vera Maria Kroeff Carrion, o secretário estadual de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Arq. Luiz Carlos Busato, o secretário municipal de Obras e Viação de Porto Alegre, Adriano Borges Gularte, o vereador de Porto Alegre, Eng. Agr. Carlos Todeschini e o representante da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Francisco Bragança, entre outras autoridades.
Com informações da Agência de Notícias da Alergs