Notícia

Engenheiros e Engenheiras Agrônomas comemoram seu dia nesta segunda-feira, 12 de outubro


Créditos: Arquivo CREA-RS

Os profissionais da Engenharia Agronômica atuam em pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural. São eles que estudam, analisam e acompanham todos os ciclos da cadeia produtiva, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Também é o profissional que estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, combater as doenças e pragas e de armazenar a produção. No Brasil são mais de 100 mil profissionais registrados. No Rio Grande do Sul são 11.386 Engenheiros e Engenheiras Agrônomas em atuação.

A Agronomia possui grande conhecimento de Engenharia Rural, silvicultura, meio ambiente, biologia vegetal, química, bioquímica, solos, mecanização, irrigação, fitotecnia, fitossanidade, economia rural, meteorologia, interação entre a planta e o solo, manejo de plantas e animais, zoonoses, controle de pragas agrícolas e urbanas, entre muitas outras. É uma profissão ampla em atribuições.

O CREA-RS possui a Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro), coordenada pela Eng. Agrônoma Denize Frandoloso, com 24 engenheiros agrônomos titulares e 23 suplentes, representantes de entidades de classe. A Especializada é encarregada de normatizar, julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização, infração da referida Lei e infrações ao Código de Ética no âmbito de sua competência profissional.

"Ao longo dos 41 anos que tenho ligação com a agricultura, acompanhei um acréscimo surpreendente na produtividade dos principais produtos vegetais e animais e na forma de produzir, com adoção de  técnicas modernas de produção, como o sistema plantio direto, agricultura de precisão, biotecnologia e produção orgânica, implementação de sistema integração lavoura-pecuária-floresta, fomento à agricultura familiar, apostando em  culturas alternativas, como oliveiras, especialização das empresas do agronegócio. O produtor rural, responsável pelos ganhos de produtividade e competitividade das explorações tem ao seu lado o Engenheiro Agrônomo", destaca a coordenadora Frandoloso.

Há 87 anos, o dia 12 de outubro é dedicado à comemoração da profissão de Engenheiro Agrônomo. A data foi regulamentada oficialmente pelo Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933, para dar a devida importância aos profissionais, que têm competência para atuar em equipamentos, planejamentos, créditos, produção de animais e vegetais. A profissão é fundamental para sustentar os pilares da economia do Brasil, que é a agricultura, além de contribuir com a garantia da segurança alimentar da população.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: