Conselheiros se reúnem na 1.806 Sessão Plenária Ordinária

Na tarde desta sexta-feira (9/10), os conselheiros do CREA-RS reuniram-se, novamente por videoconferência, para a Sessão Plenária Ordinária de número 1.806, conduzida pelo Eng. Paulo Rigatto, 1º vice-presidente no exercício da Presidência. A reunião, primeira após as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, ocorridas em 01 de outubro, contou com a presença e manifestação dos eleitos para a presidência do CREA-RS, diretoria da Mútua-RS e conselheiros federais (titular e suplente) para modalidade Agronomia.

Na Sessão Plenária com 91 conselheiros, a primeira a se manifestar, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente eleita do CREA-RS, saudou a todos, ressaltando que sempre acompanhou as sessões plenárias e todos os assuntos em pauta. "Quero agradecer a todos que compareceram para votar. O voto de cada um é para todos. Eu saúdo a todos os outros candidatos porque vamos estar todos juntos. Eu faço um pedido especial, aproveitando que estou na sede, de que o CREA-RS abrace sua presidente, agora eu sou a presidente de todos, para que eu possa começar meu mandato com o pé direito. Eu estou aqui para trabalhar pelo Conselho, vamos quebrar os paradigmas. O que de bom foi feito eu vou continuar na próxima gestão. Serei a presidente de todos e de todas, sem exceção", comunicou a Engenheira.

A Engenheira Agrônoma Andreia Brondani da Rocha, eleita conselheira federal pelo RS, reafirmou o seu compromisso com as propostas de trabalho apresentadas durante o período eleitoral. Também parabenizou os eleitos. "Estaremos trabalhando de uma forma uníssona, unificados em prol do nosso CREA-RS, carregando a bandeira de todas as categorias de profissionais e buscando a máxima valorização das entidades de classe e nossa inspetorias. O CREA-RS será novamente de vanguarda. Espero que este pleito tenha sido o último realizado presencialmente", apontou.

Reeleito diretor-geral da Mútua-RS, o Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Palma agradeceu pela sua eleição, afirmando que, "no atual momento político que a gente vive, é difícil conseguir se manter enquanto situação. Mas ficamos muito felizes quando isso acontece, prova de que o trabalho está sendo feito e é este projeto que pretendo continuar, é só conferir", detalhou.

"Trabalharemos para que todas as propostas sejam implementadas. Já tivemos uma reunião de alinhamento e estamos trabalhando para que possamos avançar na pauta conjunta, que é a pauta dos funcionários. A Mútua está de portas abertas para vocês", finalizou.

Suplente da Eng. Andrea, o Eng. Agrônomo Luiz Claudio Ziulkoski também saudou a todos e ressaltou que a união tem que estar acima de tudo, para, cada vez mais, elevar o CREA-RS a nacionalmente.

Ainda nas Comunicações, o Eng. Civil Jorge Köche, coordenador do CDER-RS, fez questão de ressaltar que o objetivo do CDER-RS se alinha com as ideias até então apresentadas pelos candidatos. "Seremos aliados e parceiros nessa caminhada. Teremos as quatro lives que tínhamos comunicado. Nos dias 20 e 27 de outubro ocorrerão as primeiras: terças com CDERS. A primeira será sobre qualidade e produtividade para conselheiros e entidades de classe. A segunda, empreendedorismos e sustentabilidade para entidades de classe", informou.

De acordo com ele, todos receberão comunicado, são 200 convidados e é necessária a inscrição. Caso exceda o número de participantes na sala virtual, as palestras serão transmitidas via you tube. Também se manifestou pela realização da chamada pública ainda neste ano, que em princípio não deverá ocorrer.

O coordenador da Comissão Editorial, Eng. Civil Nelson Moussalle, fez uma breve apresentação da nova edição da Conselho em Revista, que agora é totalmente digital. O Eng. mostrou os primeiros números da publicação, com o número de acessos, que vêm em um crescente. "A maioria está no RS, mas muita gente de outros Estados também já estão acessando. O diferencial é que, surgindo alguma novidade, pode ser inserida na revista de imediato, além de não ter mais limite de caracteres para os artigos técnicos", mostrou o Eng. Moussalle.

Como faz em todas as Plenárias, o presidente em exercício, Eng. Rigatto apresentou um relatório de receitas do último mês, exibindo vários gráficos e os números de ARTs e valores de anuidades.

Mostrou ainda os dados sobre a redução de despesas em aluguel e locações das Inspetorias. "É estimada uma economia de 65%", pontuou.

Posse do 2º diretor administrativo

O Eng. Rigatto informou aos conselheiros que convidou o Eng. Agrônomo Dulphe Pinheiro Machado para assumir como 2º diretor administrativo do Conselho. "A ideia era que ele assumisse no começo do ano, mas teve a pandemia e depois a prorrogação das eleições, o que só tornou possível agora em outubro", alegou.

Análise de processos

Na sequência, os conselheiros iniciaram os relatos de processos, na maioria sobre a revisão de atribuições. Foram aprovados 3 processos.

Transmitida pelo youtube, a Plenária chegou a 250 reproduções, com mais de 50 visualizações simultâneas.