Nova gestão da Cipa toma posse e discute primeiras ações

Na manhã de sexta (09), o Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, 1º vice-presidente no exercício da Presidência, deu posse aos integrantes da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do CREA-RS, no Gabinete da Presidência, na sede do CREA-RS, em Porto Alegre.

O Eng. Civil Jefferson Leonardo da Rosa Rodrigues assumiu como presidente, com a suplência de Andrea Fagundes Caputti da Costa, ambos indicados pela Presidência, através da Portaria Administrativa da Presidência nº 326/2020. Também foram empossados Mauro Gilberto Vargas, como vice-presidente, e Carlos Eduardo Lima de Oliveira, como suplente, sendo estes eleitos pelos funcionários do Conselho gaúcho, em eleições realizadas no dia 9 de setembro.

Antes da assinatura do termo de posse, os integrantes da nova diretoria conversaram com o Eng. Rigatto, apresentando ao presidente em exercício algumas das ações que a CIPA deve realizar nesta próxima gestão.

O vice-presidente Mauro Gilberto Vargas ressaltou, por exemplo, que o mapeamento de riscos de acidente de trabalho na sede do CREA-RS é uma das funções mais importantes da CIPA, que tem como objetivo zelar pela observância das normas de segurança, além de promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). “A CIPA é parceira dos funcionários e da Diretoria de CREA-RS nas questões que envolvem melhorias constantes nas ações de segurança e saúde no trabalho”, afirmou Mauro. O presidente Jefferson Rodrigues e a suplente Andrea Caputti da Costa agradeceram a confiança depositada pelo Eng. Paulo Rigatto e se mostraram motivados a enfrentar o desafio de trabalhar em prol da prevenção de acidentes de trabalho na sede do Conselho.

Após a conversa sobre procedimentos e papel desempenhado pela Cipa, todos os integrantes assinaram a ata de posse. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano.
A Cipa no CREA-RS, depois de um tempo inativa, está no seu segundo ano de funcionamento.

Origem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A origem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ocorreu no século XVIII, com a Revolução Industrial que estava ocorrendo na Inglaterra. Desta forma, por causa das máquinas que trabalhavam dentro das empresas inglesas, houve um grande aumento do número acidentes de trabalho.
Assim sendo, para mitigar e até mesmo eliminar os acidentes de trabalho que estavam acontecendo, as empresas criaram Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, que seriam responsáveis por identificar e corrigir riscos de acidentes dentro dos ambientes de trabalho.

A Cipa no Brasil foi criada no dia 10 de novembro de 1944, durante o governo de Getúlio Vargas, através do decreto de lei n°7.036. Foi apenas em 1953, entretanto, que foi criada a Portaria Nº 155, que regulamentou por fim, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.