Reformas, alugueis e eleições foram temas da reunião da Coordenadoria das Inspetorias

Coordenadores das Inspetorias, representantes de zonal, indicados das câmaras e Presidência do CREA-RS realizaram encontro, por meio de videoconferência, na última sexta-feira (16). Na pauta, temas como o convênio firmado com o Confea e o CREA-RS para reformas nas Inspetorias Erechim, Santa Rosa, Taquara e sede, em Porto Alegre; as sedes regionais; eleições do Sistema Confea/Crea, ocorridas em 1º de outubro; e eleições das Inspetorias, marcadas para os dias 10 e 12 de novembro. Também foram tratados assuntos administrativos, como férias e aportes dos funcionários das 44 inspetorias.

No início, o 1° vice-presidente no exercício da Presidência, Eng. Agr. Paulo Rigatto, falou sobre o retorno de algumas Inspetorias às suas sedes próprias, que até então estavam em salas alugadas, e apresentou um relatório de investimentos e despesas e resultados alcançados. “Assumi o CREA-RS e estou enfrentando essa crise inédita, em termos mundiais, e me dediquei a contornar problemas financeiros. Mesmo com uma situação financeira estabelecida, o Conselho poderia ser muito mais eficiente neste setor, por isso busquei corrigir algumas carências em termos de gestão”, afirmou.

Lembrou, também, dos avanços advindos da crise, como a digitalização de processos com significativos ganhos operacionais. “O próximo presidente vai poder gerenciar o Crea com tranquilidade, mesmo quando a distância”, explicou. Abordou ainda as questões judiciais, como processos trabalhistas e a questão envolvendo os conselheiros com assento pelo Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), defendendo também a tese das inspetorias em cidades-polo, visando oferecer aos profissionais um espaço para reuniões de trabalho, ao estilo dos coworking.

Também presente, a próxima presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou o sentimento especial em participar da reunião como presidente, ela que atuou por dois mandatos como coordenadora das Inspetorias. “Temos a mesma linha de comunicação e a mesma proximidade nas ideias do que são as inspetorias”, falou aos representantes e coordenadores.  Para ela, em tempos de diminuição de arrecadação é que se deve investir nas regionais. “Se estamos numa crise, temos que trabalhar junto das nossas Inspetorias”, defendeu.

Sobre a transição, o coordenador das Inspetorias, Eng. Mec. e de Seg. Trab. Marcos Antônio Kercher, destacou, em nome dos inspetores, que todos irão contribuir para que ocorra de forma tranquila. Alertou ainda da necessidade da prevenção contra o COVID-19. “Vemos números caindo, mas países que deflagraram um relaxamento maior tiveram que retornar a restrições de circulação”, relatou.

Falando das eleições, “uma das maiores dos últimos anos”, agradeceu a todos que participaram, mesmo no momento delicado que se vivencia. Informou ao grupo de participantes, acerca da manutenção das Inspetorias, que o edital para a reforma da Inspetoria de Taquara está em andamento e o de edital de Santa Rosa será publicado. Sobre a reforma de Erechim foi solicitado ao Confea um aditivo de prorrogação.

Presente à reunião, a superintendente gerente de Fiscalização, Eng. Civ. Cristiane de Oliveira, fez um relato das principais ações em desenvolvimento pelo grupo de agentes fiscais em todo o Estado, informando que está sendo realizado um levantamento do resultado final, no tocante ao número de ARTs, empresas e profissionais registrados, exemplificou. Quanto aos processos licitatórios, a gerente esclareceu que o Conselho irá oficiar os órgãos públicos com o objetivo de orientar sobre a participação de empresas técnicas nos certames.

Os representantes das 11 zonais participaram das discussões, esclarecendo dúvidas e propondo ações.