Notícia

Sessão plenária aprova 13 novos cursos


Créditos: Arquivo CREA-RS

A Sessão Plenária Ordinária nº. 1.807, de 6 de novembro de 2020, ocorreu de forma on-line mais uma vez. O encontro contou com a participação de conselheiros das oito Câmaras Especializadas e foi presidido pelo Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, 1º vice-presidente no exercício da Presidência.

Antes de dar início aos comunicados, a Presidência prestou homenagem aos engenheiros agrônomos que faleceram no mês passado, Pedro Trevisan e Arcângelo Mondardo. Os conselheiros fizeram um minuto de silêncio em memória dos colegas e destacaram o importante papel que ambos desempenharam na defesa da profissão.

Homenagens aos engenheiros agrônomos Luiz Pedro Trevisan e Arcângelo Mondardo que faleceram em outubro

“Quero frisar o sentimento da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) por ter perdido neste mês dois conselheiros defensores das nossas profissões, pró-agronomia, pró-CREA. Reitero a homenagem que a presidência prestou ao Trevisan e ao Mondardo e, com certeza, o legado dos dois vai ser indelével no nosso sistema”, disse Denize Frandoloso, coordenadora da CEAGRO.
 
Após as homenagens, Rigatto organizou o espaço das comunicações da plenária. A primeira discussão deu-se em torno das eleições para diretor financeiro da Mútua, prevista para ser realizada durante a próxima plenária, no dia 10 de dezembro. O conselheiro Eng. Agrônomo Dulphe Neto trouxe para a discussão a solicitação da Câmara Especializada em Engenharia Florestal (CEEF) de que as eleições sejam realizadas de forma presencial. “Sei que tem vários colegas que não podem sair de casa, porque são do grupo de risco, então temos que discutir como vai ser essa eleição”, disse. Entretanto, os conselheiros demonstraram preocupação em relação à segurança dos eleitores, devido à pandemia de Covid-19. 

Segundo Eng. Civil Adão Villaverde, estamos vivendo numa situação singular que exige adaptação para que se cumpra o princípio da razoabilidade e todos os cuidados com a saúde sejam tomados, e para que o direito ao voto seja respeitado.

Os conselheiros se debruçaram sobre algumas possibilidades, como a de que os votos fossem enviados pelo correio ou até mesmo ao ar livre.  Não houve, entretanto, conclusão sobre o tema.

Ainda nas comunicações, o conselheiro Jorge Köche convidou os participantes para os próximos encontros das Terças com o CDER-RS, que serão realizados em novembro, das 19h às 20h30. Além disso, lembrou que data limite para a entrega dos documentos físicos para renovação dos registros é o dia 30/11.
 
Igualmente no dia 10/11, começam as eleições totalmente virtuais de inspetorias, lembrou o Coordenador das Inspetorias Marcos. Em seu chamamento, o conselheiro disse que “a internet dá muito mais possibilidade de que o profissional se manifeste”, por isso, ele espera que haja grande participação. As eleições ocorrerão até o dia 12/11.

Após as comunicações, a auditora interna do CREA-RS Natália Limas Sabino apresentou o Plano Anual de Auditoria (PAINT) para o ano de 2021. O plano teve como base uma auditoria interna realizada pela profissional, que tem como objetivo avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança, segundo apresentação. Os passos seguintes, que ficam para a próxima gestão, consistem na execução do trabalho da auditoria, comunicação dos resultados e monitoramento.

Após a apresentação, os conselheiros analisaram processo referente a atribuições em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, como a verificação se os cursos possuem os conteúdos básicos. Conforme alguns conselheiros, é necessário que o Confea defina uma lista de exigências para os cursos a fim de orientar os profissionais para futuras solicitações.

Os conselheiros presentes aprovaram 13 cursos regulares de Instituições de Ensino Superior, em conformidade com a Resolução do Confea n. 1.073, de 2016. Segundo a conselheira Eng. Química e de Segurança do Trabalho Roselaine Cristina, o que baliza se o curso tem ou não condições de atuar no mercado é o seu conteúdo, sempre tendo como norte a segurança da sociedade para a qual o profissional nele formado vai prestar seu serviço.

Para ser implementado na próxima gestão, foi aprovado o Programa CREA Mulher, uma iniciativa do Confea. A conselheira Denize Frandoloso demonstrou apoio e os conselheiros aprovaram a pauta.

Além disso, foram aprovadas as contas de agosto e setembro de 2020 e o calendário para 2021. As próximas sessões plenárias ocorrerão por meio da plataforma Zoom, que comporta até 300 pessoas e foi apresentada pelo Eder Gomes, gerente da TI.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: