27 de novembro: Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho

Neste 27 de novembro, comemora-se o dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. A data remete ao dia em que a Lei nº 7.410, que regulariza as profissões de engenheiro e de técnico de segurança do trabalho, foi regularizada, em 1985.
Os profissionais da categoria atuam para que o conjunto de normas e medidas adotadas para evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais seja colocado em prática. Além disso, seu objetivo é proteger a integridade e a capacidade dos trabalhadores e conscientizar sobre a importância da prevenção.

Segundo o Eng. Seg. Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-RS, este é o “dia de quem busca a proteção de todos, todos os dias”. O coordenador aproveitou a data para lembrar do papel da Câmara: “temos o prazer de poder dizer para vocês que a Câmara analisa, julga, estuda processos do interesse de todos os profissionais da área prevencionista. Tenho certeza de que temos uma equipe qualificada, atuando para a máxima qualidade dos resultados que os Engenheiros de Segurança do Trabalho buscam no seu dia a dia. Esse é nosso grande objetivo e juntos sempre podemos alcançar a nossa meta”.

A Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni, coordenadora-adjunta da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-RS, ressalta a importância da categoria: “O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional habilitado para realizar as intervenções necessárias para a preservação da qualidade de vida do trabalhador nos mais diversos ambientes laborais por onde atuará.

Roselaine lembra que o conteúdo mínimo para a formação de um Engenheiro de Segurança do Trabalho é disponibilizado no parecer nº 19 do Conselho Federal de Educação, sendo os conteúdos de cunho teórico ligados com as prática da profissão. “Os conteúdos devem abordar, no mínimo, uma introdução ao estudo da Engenharia de Segurança do Trabalho, legislação e normas regulamentadoras, higiene ocupacional, gerência de riscos, prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações, proteção contra incêndios e explosões, ergonomia, proteção do meio ambiente, administração aplicada e psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho, ambiente e as doenças do trabalho”, explica.

Além desses conteúdos mínimos, a coordenadora-adjunta diz que são necessários outros, de acordo com as demandas da região onde a instituição de ensino e o profissional estão inseridos. “É importante salientar que essa especialização é para profissionais formados nas diversas especialidades de engenharia e arquitetura”, lembra.

O Engenheiro de Prod. e Segurança do Trabalho Wagner Kleina, membro da Comissão Multimodal da Inspetoria de São Borja, atua na cidade há mais de oito anos com assessorias para diversas empresas e diz ficar muito feliz em, por meio do seu trabalho, poder mostrar para os trabalhadores que eles importam. O Engenheiro ressalta que a profissão é um investimento para a empresa e para trabalhadores e que isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19. “Queria deixar meus parabéns a todos os Engenheiros de Segurança do Trabalho por essa data”, conclui.

A Eng. Alim. e Segurança do Trabalho Bianca Camponogara Caminha, da Comissão Especializada da Inspetoria de Bagé, também atua na área de assessoria há dois anos com empresas e produtores rurais. Segundo ela, a categoria atua naquilo que mais importa no mundo: a vida das pessoas. “Neste dia 27, quero parabenizar a todos nós, profissionais, que lutamos para que todos os dias o trabalho das pessoas, que é a alma de todas as empresas, seja feito de forma segura. Parabéns aos colegas e que sigamos realmente focados nessa árdua missão”, ressalta.