CEEST abre reunião aos membros de Comissão

Buscando uma maior integração entre os entes do CREA-RS, os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) realizaram sua Reunião Ordinária n. 172 com a participação de membros de Comissões Especializadas e Multimodais da modalidade das Inspetorias do Conselho. O encontro, realizado via web, ocorreu na manhã da última quinta-feira (10), e rendeu importantes pautas sugeridas pelos inspetores e conselheiros presentes.

Entre as demandas debatidas esteve a visibilidade às campanhas mensais de segurança do trabalho e o desenvolvimento de ações relacionadas à segurança do trabalhador no ambiente rural. Também foi proposto que se busque maior integração com empresas que estejam em processos seletivos para dar maior visibilidade às oportunidades no mercado de trabalho aos Engenheiros de Segurança.

Para o coordenador da CEEST, Eng. Seg. Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos, frisou que o encontro com os inspetores membros de Comissões superou as expectativas. “Para estarmos a par do que as Comissões das Regionais precisam, como podemos interagir e contribuir, só estando juntos”, destacou.

Para ele, o ano, com todas suas dificuldades, foi um momento de superação. “Quem diria a nove meses atrás que nos encontraríamos desta forma? Em menos de um ano olhem o nível que alcançamos na interação com o uso dessas ferramentas virtuais, que, pode não parecer, mas nos aproximaram, pois se estivéssemos em nossa reunião presencial não estaríamos recebendo todas essas suas demandas”, destacou.

Coordenadora-adjunta, Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni, agradecendo a presença de todos, solicitou aos membros de Comissões presentes que compartilhem com os demais colegas que não puderam participar os debates realizados no encontro, assim como a intenção de que a reuniões se repitam. “Estamos recebendo vocês nessa primeira reunião de braços abertos, e queremos dar continuidade nesse diálogo. Queremos ter um cronograma de encontros como este, pois assim geramos sempre novas visões e reflexões do que está acontecendo. Isso faz com que possamos nos mobilizar a pontuar situações.”

Ao final, foi proposta a organização de um cronograma para o próximo ano, assim como para que sejam concretizadas as ações sugeridas na reunião. Participaram, além dos citados, o conselheiro Eng. Seg. Trab. Fernando Martins Limongi, a analista de processos da Câmara, Eng. Seg. Trab. Juliana Ritt e a assistente Administrativa da Câmara Marilene Moraes. Pelas inspetorias, se fizeram presentes os Engenheiros de Segurança do Trabalho Anielca Iribarrem Mattos, Camaquã; Bianca Leite Camponogara Caminha, Bagé; Daiane Mara Walker, Passo Fundo; Deise Maria Sartori, Erechim; Ismar Fernando Medeiros Prates, Tramandaí; Luiz Francisco Pedroso Lopes e Marileide Bandeira Manjourani, Canoas.

Depoimentos

Ismar Fernando Medeiros Prates: “Foi um prazer conhecer a todos e que sejam essas reunião mais frequentes para que possamos trocar ideias e experiências”

Anielca Iribarrem: “Gostaria de agradecer, saímos desses encontros cheios de ideias. Espero que possamos fazer um bom trabalho ao longo desse ano.”

Bianca Leite Camponogara: “Obrigada pela oportunidade, tiramos muitas ideias boas dessa conversa, e que possamos, além de debater, colocar tudo em prática.”

Marileide Bandeira Manjourani: “Muito bom poder conhecê-los, pessoas incríveis, a assim aumentar nossa rede , que é muito importante. Essa pandemia pandemia é muito triste, mas está permitindo que saíamos um pouco da caixa. Este momento é muito impar e trocar essa bagagem também.”

Francisco Pedroso Lopes:  “É uma grande iniciativa , nós engenheiros temos que estar mais unido e continuar nossas trocas entre as inspetorias. Também faço um elogio às engenheiras, que no último Conest, em Cuiabá, tiveram uma atuação muito importante e que cada vez ocupam os espaços.”