Notícia

Sicap e EducaCrea são os projetos vencedores do 1º Inovar


Créditos: Arquivo CONFEA

Foram divulgados na última sexta-feira (18) os vencedores do 1º Inovar - Encontro Técnico Virtual, baseado nos pilares fiscalização, eleições pela internet e registro profissional,  que teve início em novembro. 

Em primeiro lugar ficou o Time 06, com a solução Sicap – um banco de dados único, enxuto e com interface junto ao Ministério da Educação (MEC). A solução foi baseada no desafio “Registro profissional” e espera diminuir o prazo de registro de 10 para até 0 e aumentar a confiabilidade do sistema profissional como órgão regulador e gestor de dados da categoria, além de incrementar a referência na busca de informação para a contratação e escolha de profissionais. 

A solução EducaCrea, desenvolvida pelo Time 04, classificou-se em segundo lugar. O EducaCrea consiste em um programa educativo que visa divulgar o papel do Sistema Confea/Crea para a sociedade, baseado nos desafios “Fiscalização e Registro”. Por meio de palestras, cursos online e presenciais e um jogo de pergunta e respostas, os profissionais, empresas e estudantes poderão avançar e obter pontos que serão convertidos em premiações. A solução prevê a aproximação do profissional e aumento de arrecadação para o Sistema.

Coordenadora do Inovar, Rosângela Simonetti

A coordenadora do 1º Inovar, a assessora do Confea Rosângela Simonetti, recapitulou como foram os trabalhos.  Ela explica que foram mais de 80 inscritos via plataforma Sympla, que participaram on-line no dia 26 de novembro da “Masterclass 5 Passos para a Inovação” ministrada pelo facilitador George Andrade e do Workshop de Gameficação ministrado pelo facilitador Rodrigo Narcizo. “Na etapa seguinte, 45 integrantes foram distribuídos em 9 times e desafiados a pensar em solução para três desafios: Fiscalização, Eleições Eletrônicas e Registro Profissional. Os trabalhos seguiram por Whatsapp e mentorias até que no dia 18 de dezembro a coordenação definiu os vencedores baseados nos critérios “solução inovadora”, “exequibilidade” e “aderência aos desafios”.  A coordenação escolheu não uma, mas duas soluções!”, comemorou Rosângela. 

Segundo a coordenadora, na próxima etapa, que já está em andamento, os times vencedores continuarão a trabalhar a fim de executarem suas ideias. Eles receberam como premiação a mentoria para execução da solução e ganharam reforços. Nove integrantes dos times que obtiveram as melhores pontuações foram premiados para participarem com as equipes vencedoras em jogo on-line em nível nacional, para implementação das soluções vencedoras.
 

Leia mais: 1º Inovar trata de fiscalização, eleições pela internet e registro profissional

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: