Diretor e coordenador de Patrimônio do Sport Club Internacional recebem fiscalização do CREA-RS

Fiscalização e os Engs Matheus da Costa e Silva (de vermelho), diretor de Patrimônio do clube, e Tiago Oschelski, coordenador. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta segunda (08), o supervisor de Fiscalização Pedro Ost e o agente fiscal Amauri Antonio Alves, da Inspetoria de Canoas, estiveram na sede do Sport Club Internacional, onde foram recebidos pelo Eng. Civil Matheus da Costa e Silva, diretor de Patrimônio do clube, e Eng. Mecânico Tiago Oschelski, coordenador de Patrimônio.

A visita foi a continuação da fiscalização que o CREA-RS realizou em janeiro no CT de base do Sport Club Internacional para verificar as atividades técnicas da área da engenharia e agronomia. A mesma ação ocorreu no CT do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que no caso estava com obras de finalização do CT.

Para os diretores, os agentes entregaram um Termo de Requisição de Documentos e Providências, com os nomes das empresas e as devidas ARTs dos serviços de Engenharia, como controle de pragas, limpeza e desinfecção bacteriológica do reservatório de água potável, Plano de Manutenção, Operação e controle do Sistema de Climatização, coleta, transporte e destinação de resíduos de saúde e os não perigosos, além do plano de gerenciamento de resíduos, serviço de manutenção do gramado e teste de estanqueidade da central de gás.

A fiscalização está focada no exercício profissional e na segurança de que os trabalhos técnicos sejam realizados por profissionais legalmente habilitados no Sistema Confea/Crea.

A ação de fiscalização retoma uma força tarefa realizada em 2019 em centros de treinamentos e/ou alojamentos esportivos no Rio Grande do Sul. O objetivo era evitar qualquer possibilidade de ocorrência de fatos similares aos acontecidos no Centro de Treinamento do Flamengo, quando, em 08 de fevereiro daquele ano, dez atletas das categorias de base foram vítimas de incêndio no alojamento do “Ninho do Urubu", localizado em Vargem Grande, no Rio de Janeiro.

De acordo com o supervisor de fiscalização, Pedro Ost, do relatório desta força tarefa já verificaram que havia ART do PPCI, por exemplo.

De acordo com o Eng. Mecânico Tiago Oschelski, uma das primeiras demandas que ele recebeu foi resolver as pendências do relatório apontado pela força-tarefa. “Desde então, nos planejamos, junto com as empresas terceirizadas, para reunir toda a documentação para deixar o nosso CT em plena condição de trabalho. Conseguimos realizar todas as atividades com êxito”, explica, afirmando ainda que agora virou um processo sistemático para apresentar a documentação aos órgãos de fiscalização, como o CREA-RS.
“Nesta reunião, por exemplo, já temos todas as documentações solicitadas pelo CREA. Para nós, do Internacional, foi um aprendizado e só temos a agradecer”, finalizou.