Collares e Alexandrino estarão à frente da Coordenadoria de Civil

Coordenador CCEEC, João Luís de Oliveira Collares Machado (Crea-RS),presidente Joel Krüger e o coordenador-adjunto, Paulo Alexandrino (Crea-PI). Créditos: Arquivo CREA-RS

Na terça-feira (09), os engenheiros civis João Luís de Oliveira Collares Machado (Crea-RS) e Paulo Alexandrino (Crea-PI) foram eleitos os novos coordenadores da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC). Os novos coordenadores conversaram com a TV Confea.

Na reunião, o coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), eng. minas Renan Azevedo, apresentou as atribuições da comissão a qual cabe propor diretrizes específicas para a atuação das coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas, bem como apreciar e deliberar sobre propostas provenientes desses fóruns. Azevedo anunciou que o conselheiro eng. civ. e de seg. trab. Modesto Ferreira dos Santos será o representante da Ceep que atuará de maneira mais próxima junto à CCEEC.

Presidente Joel e o ex-coordenador Francisco
Rogério de Carvalho Souza (Crea-PE)

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, em reconhecimento ao trabalho realizado em 2020, entregou certificado de função ao ex-coordenador e ao adjunto, Francisco Rogério de Carvalho Souza (Crea-PE) e Alisson Leão (Crea-AM), respectivamente.

Ações do Sistema

No período da manhã, ao participar da abertura da reunião da CCEEC, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, compartilhou com os coordenadores as ações definidas para otimizar a interação do Federal com as coordenadorias de câmaras especializadas.

Entre as medidas, está a consulta institucional em que o Sistema Confea/Crea vai emitir posicionamento sobre temas que estão no planejamento estratégico ou que demandem um posicionamento. “Nós nos posicionamos sobre a Resolução do Bacen, assim como sobre o modelo industrial brasileiro a partir do caso da Ford, e assim pretendemos fazê-lo no decorrer do ano”, explicou Joel. Para tanto, o presidente informou que formalmente será pedido posicionamento da câmara para que possa embasar o posicionamento do Sistema como um todo. “De maneira virtual os senhores se reúnem, definem posicionamento, escrevem o documento e nos enviam. Acreditamos que essa nova rotina contribua para a celeridade e objetividade na relação das câmaras com o Confea”, esclareceu Joel, que também ofertou recursos técnicos para que essas reuniões virtuais sejam realizadas por meio de uma ferramenta adquirida pelo Federal e que poderá ser utilizada pelas coordenadorias. O presidente ainda comentou que muitas reuniões com ministérios e até órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), têm sido realizadas de maneira bem-sucedida virtualmente.

Integrantes da CCEEC

Ainda na sua apresentação na Câmara de Engenharia Civil, o presidente recapitulou as últimas ações do Confea junto aos órgãos governamentais e outras entidades. O Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com o Mercado Livre, o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a reunião com o Itamaraty sobre a proximidade com os países da CPLP.

Veja mais fotos da CCEEC no Facebook e no Flickr do Confea

Krüger ainda destacou as ações parlamentares que resultaram em reunião com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia sobre a Resolução 64/2020, do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM).