Temas de interesse pautam reunião do CREA-RS e CAU/RS

Na quarta (10), a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, reuniu-se com o arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, na sede do CAU/RS, nesta capital.

Iniciativa do CAU, a reunião pautou assuntos e temas de interesse comum entre as profissões abrangidas pelos dois Conselhos, entre eles a nova Lei de Licitações, Salário Mínimo Profissional, Resolução 64/2020 e PCL 39/2020, sendo reforçada a importância da atuação conjunta para o fortalecimento das profissões abrangidas por ambos.

O presidente do CAU manifestou também preocupação acerca do aumento significativo de cursos de EAD na área de Arquitetura e Urbanismo, apesar de o Rio Grande do Sul ser ainda o único Estado que não tem graduados nessa modalidade.

A Eng. Nanci ressaltou que o tema é recorrente em comissões, Câmaras Especializadas e  Plenário no Sistema Confea/Crea. “A correlação ensino, habilitação e atribuição profissional, onde o MEC e os Conselhos têm papéis distintos, mas que se complementam, precisa ser aperfeiçoada para melhorar essa relação”, destacou.

Quanto à fiscalização, o arquiteto Thiago destacou a importância da continuidade nas atuações conjuntas desenvolvidas pelas equipes dos dois órgãos, com fins de qualificar ainda mais o mercado de trabalho.

Outro tema discutido foi o PLC 39/2020, que, segundo a presidente do CREA-RS, a atual gestão pretende fazer uma ação mais proativa junto ao Legislativo, no sentido de promover a maior participação do CREA-RS nas pautas técnicas.

Também participaram do encontro dirigentes do CAU-RS, Evelise de Menezes, vice-presidente; Andrea Borba; Fausto Henrique Steffen, Comissão de Planejamento e Finanças; Rodrigo Spinelli, Comissão de Ensino e Formação; Andréa Larruscahim Hamilton Ilha, Comissão de Exercício Profissional, e Alexandre Noal dos Santos.