Notícia

Confea prestigia lançamento do Comitê do Programa Mulher do Crea-RS


Créditos: Fotos: Marck Castro/Confea e Crea-RS

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou nesta sexta-feira (12/3) da Sessão Plenária do CREA-RS, especialmente para prestigiar o lançamento do Comitê Gestor do Programa Mulher no Conselho gaúcho (CGPM/RS).

“É com grande alegria que estamos no Plenário do CREA-RS para implantação do Programa Mulher, que tem o objetivo de ser nacional para aumentar o número de mulheres nos postos de liderança do Sistema Confea/Crea, incentivar o protagonismo delas em todas as unidades da federação e discutir as dificuldades que elas enfrentam no mercado de trabalho e na sociedade como um todo”, afirmou o presidente, que também elogiou a campanha do Dia Internacional da Mulher promovida pelo Regional ao longo deste mês. “É um recorte muito bonito que valoriza o protagonismo das profissionais gaúchas e brasileiras”, exaltou.

Krüger aproveitou a oportunidade para adiantar às profissionais que a missão agora é ampliar o programa para fóruns internacionais, como a Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi) e a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP), representada na ocasião pela vice-presidente, Lídia Santiago. “Pretendemos fazer um discussão internacional porque notamos que nesses fóruns o tema é relevante e os problemas enfrentados pelas mulheres são muito parecidos”, disse Krüger. 

Sobre a parceria, a engenheira Lídia Santiago propôs às brasileiras participarem desde já de um coletivo de ideias. “Montei um grupo luso-hispânico para partilhar projetos de negócios funcionais que podem ser replicados e podem ajudar as engenheiras a criar seu próprio negócio e depois até empregar outras pessoas”, motivou a vice-presidente da OEP que idealizou a iniciativa para minimizar os problemas econômicos decorrentes da pandemia. “Muitas são monoparentais, são mulheres responsáveis pela criação dos filhos”, pontuou a preocupação com a empregabilidade e questões sociais.

Ao agradecer a presença das lideranças nacional e internacional, a presidente do Crea-RS ressaltou a importância do lançamento do projeto para a atual gestão. “São quase 87 anos de Crea e, em pouco mais de 60 dias, implantamos o Programa Mulher”, frisou Nanci Walter, primeira mulher a presidir o Conselho Regional que soma 62.250 profissionais registrados, sendo 19% mulheres. “Estamos escrevendo nossa história ao vivo e em cores. Conto com a colaboração de todas para trabalharmos em sintonia e harmonia em prol do Sistema. Podem contar com meu apoio”, completou a engenheira ambiental que também integra o Comitê do Programa Mulher do Confea, secretariado pela gerente de Relações Institucionais (GRI), presente à solenidade on-line. “Parabenizo o Crea e me coloco a disposição porque vem muito trabalho pela frente para institucionalizar os planos de trabalho e ação”, disse a eng. eletric. Fabyola Resende. 

Presidente Nanci Walter mostra a cartilha que norteia o Programa Mulher

A conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani também se dispôs a fortalecer o projeto. “Este momento é histórico. Contem comigo para alavancarmos em conjunto com o restante do Brasil”, disse a segunda mulher do Rio Grande do Sul a ocupar vaga no plenário do Confea. 

Outra representante do estado com cargo em fórum nacional, Denize Frandoloso demonstrou confiança no projeto, expondo as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho. “Há 40 anos tenho que quebrar paradigmas e buscar meu lugar ao sol; quando vejo um programa de equidade é um orgulho muito grande”, afirmou a adjunta da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO).

A representatividade estadual e feminina também foi destaque da fala da eng. agric. Gizele Gadotti, vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag). “Represento o Rio Grande do Sul no Cden [Colégio de Entidades Nacionais], onde sou a única mulher. Agradeço àquelas que abriram o caminho para nós.” 

Comitê gaúcho
Além da presidente do Regional, integram o Comitê Gestor do Programa Mulher no Conselho gaúcho a eng. agr. Andréa Brondani, conselheira federal pelo Rio Grande do Sul; a eng. agr. Denize Frandoloso, adjunta da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas (CCEAGRO); a eng. agric. Gizele Gadotti, vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas  (Abeag); eng. agr. Elisabete Gabrielli, conselheira e segunda diretora administrativa; o eng. civ. Gilmar Piovesan, diretor administrativo da Mútua; eng. seg. trab. Roselaine Mignoni, coordenadora da Câmara de Segurança do Trabalho do Crea; eng. eletric. Nilza Zampieri, coordenadora da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea; e a eng. civ. seg. trab. Maria Eugênia Cardoso, inspetora-chefe de Esteio. 

Sobre o Programa Mulher

Elaborado na gestão do presidente Joel Krüger, o Programa Mulher está inserido em um contexto no qual o tema equidade de gênero tem sido uma das pautas prioritárias, com foco na importância do protagonismo da mulher enquanto profissional.

Iniciado em 2018 e tendo como diretrizes principais o Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, e diversos acordos internacionais como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 e a própria Constituição Brasileira, este programa está fortemente comprometido com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 05 da Agenda 2030 da ONU, na medida em que busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático

De acordo com os dados disponibilizados pelo Confea, o percentual de mulheres registradas atualmente no Sistema corresponde a aproximadamente 14,5% em relação ao total de profissionais. O desafio principal é encontrar estratégias de estimular a participação feminina de forma protagonista por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.

Conheça o https://www.programamulherconfea.com/

 

Equipe de Comunicação do Confea / Com informações do Crea-RS

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: