Notícia

Presidente do CREA-RS conhece trabalhos da Ceitec


Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde de quinta (15), a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, aceitou o convite da Ceitec e fez uma visita técnica à sede da empresa, sendo recebida pelo superintendente, Eng. Eduardo Zenzen, e pelo Engenheiro Diorney Salgueiro.

A Ceitec projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados (chips) para aplicações em identificação de animais, medicamentos, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras, e, para isso, conta com profissionais altamente qualificados.

Na ocasião, a Eng. Nanci conheceu vários projetos e as instalações da Cietec, que se encontra em processo de liquidez, depois ter sido considerada uma empresa criada com a missão de colocar o Brasil no mapa global da microeletrônica, área fundamental para praticamente tudo que envolve a vida moderna e o uso de dispositivos tecnológicos.

Desde o começo, foram criadas grandes expectativas em torno da Ceitec, responsável pela fabricação do chip do boi, chip para o passaporte ou de identificação veicular, só para citar alguns exemplos. No caso do chip do passaporte, a empresa que encomendou preferiu comprar um chip de outro país

Depois de empregar mais de 200 profissionais, entre mestres, doutores e especialistas, com grande quantidade de patentes e designs de circuitos desenvolvidos, que deveriam ser preservados, a empresa pública de semicondutores vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), instalada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, encontra-se em momento difícil.

Lamentando a atual situação da empresa, que gerou empregos qualificados aos profissionais do Sistema Confea/Crea, a Eng. Nanci acompanhou atentamente as explicações técnicas dos especialistas, que revelou que haveria compras substanciais do chip do passaporte, desenvolvido em Porto Alegre e considerado de alto padrão por especialistas. Mas isso não aconteceu.

Uma apresentação da história da Ceitec, desde a sua fundação, foi realizada pelo superintendente da empresa, Eng. Eduardo Zenzen, que mostrou como nos últimos anos a empresa comercializou mais de 100 milhões de chips no mercado privado e teve produtos certificados internacionalmente, demonstrando o atendimento a requisitos operacionais e de segurança internacionais.

Após, a Eng. Nanci percorreu as dependências, conhecendo detalhes das salas limpas, dos projetos de chips e máquinas.

O Engenheiro Diorney Salgueiro também presente ressaltou a importância da empresa e das pesquisas e de como este mercado tem um alto valor agregado.

 

"É um setor estratégico, pois grandes nações têm uma linha de ação robusta para essa indústria", enfatizou. "É possível encontrar os produtos Ceitec em carros, documentos, itens de partrimônio, entre outros", aponta.

 

Leia também Mercado gaúcho reage à liquidação da Ceitec

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: