Live abordará nova NR1 no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no Estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a data foi afirmada em 2005, pela Lei nº 11.121.

Para marcar a importância deste dia de conscientização, o CREA-RS realiza, na próxima quarta-feira, dia 28 de abril, a palestra Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional: Nova NR1 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, com a Eng. Eletric. e de Seg. do Trabalho Mirian Felicidade Cischini. A live ocorre a partir das 19 horas com transmissão pelo canal do Youtube do Conselho

'Norma-mãe' da segurança laboral, a revisão e ampliação da NR1, que entra em vigor a partir de agosto, traz como principal novidade a inserção no texto normativo do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR , que dispõe a respeito dos requisitos gerais para as ações de prevenção e gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho.

A partir do início da vigência da nova NR1, todos os empregadores deverão manter ações para gerir os riscos ocupacionais de acordo com as diretrizes estabelecidas nesta Norma, independentemente da área ou setor em que a empresa atua.