Agronomia gaúcha e catarinense são destaques no Canal Rural

A agronomia no futebol e na inovação em SC e RS foi o tema do oitavo episódio pelo Canal Rural, que mostra o impacto da inovação tecnológica na atuação do engenheiro agrônomo. O programa ainda revela a relação desse profissional como umas maiores paixões do brasileiro: o futebol. O trabalho na rastreabilidade vegetal também é apresentado.

No Rio Grande do Sul, a primeira parada na Capital foi no estádio Beira-Rio, para mostrar a relação de um gramado de futebol com a profissão do agrônomo. O programa revela que a fiscalização e o manejo do gramado do estádio, fundamentais para o desempenho dos jogadores, são realizadas por este profissional. Com especialização nos Estados Unidos, a Engenheira Agrônoma Maristela Kuhn explicou como funciona esse trabalho.

A reportagem esteve também na sede do CREA-RS, onde entrevistou a presidente Eng. Amb. Nanci Walter. Na conversa, a Engenheira destacou o fato de o Estado ser um exportador de mão de obra na área agronômica. “Temos muitos engenheiros e engenheiras agrônomas espalhados pelo País, foram desbravadores na região centro-oeste e outras regiões levando a agronomia gaúcha para lá.” Ressaltou ainda ser a primeira profissional da Engenharia Ambiental à frente da Autarquia e, também, primeira mulher eleita em seus quase 97 anos de história.

Ainda em Porto Alegre, o programa mostrou o trabalho do Eng. Agr. Felipe da Silva, que aliou o conhecimento da tecnologia com a engenharia para prestar consultoria aos produtores rurais. Ele ainda criou um software que permite a rastreabilidade de produtos vegetais. “A rastreabilidade é o registro de informação desde a compra do insumo, que foi utilizado para produzir o alimento, até chegar no varejo e ao prato do consumidor”, afirma Silva.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Creas e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A série mostra a conexão do rural com o urbano por meio da presença e responsabilidade econômica e social da agronomia fora da porteira.