Confea e Anatel discutem acordo de cooperação técnica

Eng. eletric. Wilson Diniz, Eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, Eng. eletric. Rogerio Lima, Eng. eletric. Jorge Bitencourt. Créditos: Arquivo Confea

Na manhã desta sexta-feira (21), o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), eng. eletric. Rogerio Moreira Lima; o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt;  o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Antonio Rossafa, estiveram reunidos com superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eng. eletric. Wilson Diniz, para estruturar a proposta de acordo, e o documento já está sendo analisado pela Agência. A primeira tratativa foi feita entre o coordenador nacional da CCEEE e o superintendente da Anatel, na quarta-feira (19) e, com o interesse de ambas instituições, hoje já foi possível avançar um pouco mais.

Na ocasião, o coordenador apresentou o Sistema Confea/Crea e sua capilaridade. “Por meio da fiscalização, do controle e da verificação do exercício profissional, protegemos a sociedade de leigos e maus profissionais”, pontou o coordenador nacional na reunião.
Segundo Moreira Lima, os representantes discutiram a minuta de um acordo de cooperação técnica entre o Confea e a Anatel com foco nas Fiscalizações Preventivas Integradas (FPI). “O Sistema está preocupado com segurança, a Anatel com a qualidade. E não existe qualidade sem segurança, o que nos possibilita desenvolver um trabalho conjunto e complementar”, analisou Rogerio, que ainda completou: “Além disso, temos capilaridade nos estados por meio dos Creas e inspetorias. Por exemplo, no Maranhão temos 16 inspetorias, 21 veículos e 18 fiscais. Assim, podendo dar um maior apoio à Anatel nos estados."

Reunião da CCEEE
Na quinta-feira pela manhã, sob o comando do coordenador adjunto, eng. eletric. Petersonn Caparrosa Silva, a reunião da CCEEE teve a participação do conselheiro federal eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos Filho, que esclareceu sobre o trâmite e encaminhamento das moções discutidas pela manhã. Entre elas, na extrapauta, a defesa da manutenção do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), criado em 1974, como parte que engloba a Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul, com a possibilidade de privatização da Eletrobras. Os participantes da Câmara de Elétrica temem que, nesse caso, o Cepel desapareça. Os assessores parlamentares Guilherme Cardozo e José Maria, por sua vez, esclareceram o trabalho que a Assessoria Parlamentar (Apar) vem desenvolvendo para defender as posições assumidas pelo Sistema Confea/Crea em relação a projetos de lei e medidas provisórias.

No período da tarde, durante a reunião da Coordenadoria, houve a palestra sobre Infraestrutura de Telecomunicações na Era 5G, apresentada pelo eng. eletric. e eng. telecom. Marcius Vitale, consultor e integrante do Conselho Assessor de Comunicação e Telecomunicações do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). Confira a apresentação.

A Coordenadoria se reúne novamente nos dias 4, 5 e 6 de agosto.