CREA-RS participa de mais uma etapa da Operação Spartacus, junto ao comando da 3ª Região Militar

Equipe em Gramado. Créditos: Arquivo CREA-RS

A fiscalização do CREA-RS está participando de mais uma etapa da Operação Spartacus, que tem como alvo clubes de tiro e lojas de armas, munições, explosivos, produtos químicos e insumos relacionados. Comandada pela Seção de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro da 3ª Região Militar, a operação conta com a presença de agentes fiscais do Crea-RS, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar e vai até esta sexta-feira (28).

Mariana Pimentel

Nesta etapa, já houve fiscalização nas cidades de Mariana Pimentel e Gramado, onde foi visitado um depósito de explosivos. O objetivo da operação é o gerenciamento de todo o ciclo de vida de produtos controlados pelos militares, como empresas que usam explosivos, produtos químicos controlados, realizam detonação e comercializam armas e munições. Por parte do CREA-RS são verificados os registros das empresa e as responsabilidades técnicas por controle de explosivos, plano de fogo para detonações e área de segurança do trabalho.

A última fiscalização da Operação Spartacus havia ocorrido em setembro de 2020, em empresas de Pelotas, Uruguaiana e Santiago, ocasião em que o CREA-RS também esteve presente. A ação também já foi realizada nos estados de Santa Catarina e Paraná.