Notícia

Dia 30 de maio: Dia dos Geólogos e Geólogas do Sistema Confea/Crea


Parabéns profissionais!. Créditos: Arquivo CREA-RS

Comemorar o dia do Geólogo, neste 30 de maio, é reforçar a importância sobre aquele profissional que estuda a casa de todos: o planeta Terra e o espaço que nos circunda. “Geólogo é um verdadeiro “detetive da natureza”, que busca informações através de mais de cinco mil variedades de minerais com a química de seus átomos, que podem se formar de maneira individual ou se agruparem constituindo os diferentes tipos de rochas. Se observarmos tudo que nos cerca podemos afirmar que depende direta ou indiretamente da geologia. Entender o planeta e suas modificações relacionadas com forças internas e externas, associadas as modificações naturais e/ou antrópicas fazem parte do conhecimento dos geólogos”, explica o Geól. Marco Antonio Hansen, coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-RS.

Ele ressalta, ainda, os estudos que envolvem a crosta terrestre e suas camadas. “Imaginem olhas sob seus pés até o centro da Terra e entender o que está por debaixo de nós, contando uma história de 4,56 bilhões de anos da Terra em um Universo que possui aproximadamente 13,7 bilhões de anos, obtidos com os avanços da Astronomia e novas Geotecnologias. Poucos conseguem se situar ou até acreditar, nesta relação espaço-temporal que envolve aprofundados conhecimentos de Matemática, Física, Química e Biologia, além de todos componentes curriculares que integram o conhecimento deste profissional.”

Mercado de Trabalho

Sobre o mercado de trabalho explica haver um amplo espectro de atividades que esse profissional pode desenvolver. De acordo com Hansen, o Geólogo, dependendo da especialização, desempenha atividades desde a busca de novas jazidas minerais, com trabalhos em campo, desvendando novas fronteiras em lugares inacessíveis, insalubres e longínquos de seus familiares, assim como pode estar à frente de novas geotecnologias de campo ou laboratórios.

“Ser Geólogo é poder ser um profissional liberal, um consultor, trabalhar em qualquer dos órgãos governamentais seja como assessor, perito, concursado ou não. Se tornar com o aprofundamento e imersão nos conhecimentos em um professor. Ser empregado de uma empresa privada, pública ou de capital misto. Todas prefeituras e órgãos tem que ter este profissional em seu quadro técnico. Os conhecimentos de um Geólogo permitem que ele alce voo cada vez mais altos, pois o diferencial de cada profissional está no quanto ele se empenha para superar os obstáculos”, detalha.

Os geólogos e geólogas também podem atuar em por novos empreendimentos que devem ser pensados de maneira sustentável e com projetos que visam a proteção ambiental. Outras ramificações de atuação da geologia, aqui colocados sem uma sequência lógica, estão vinculadas com os Recurso Hídricos (superficiais e subterrâneos), Desastres Naturais, Edificações (Geotecnia), Geomedicina, Geologia Espacial, Geofísica, Geomorfologia, Geoquímica, Geologia Ambiental, Mineralogia, Paleontologia, Estratigrafia, Recursos Energéticos, Vulcanologia, Geologia Prospectiva e Econômica, Geologia Estrutural, Geologia Histórica e Paleogeografia, Geocronologia, Geodésia, Topografia, Fotogeologia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas, Petrologias Ígnea, Sedimentar e Metamórfica, Geologia do Brasil e da América do Sul, Geologia Forense, Geologia do Petróleo, Geoturismo, dentre outros.

“O Rio Grande do Sul não é um estado mineiro considerado por muitos, porém quando em comparação com Minas Gerais e outros mais ricos em minérios, porém temos muito espaço em recursos por serem ainda explorados e futuramente explotados. O mercado no RS é muito amplo, temos uma gama muito grande deste profissional atuando aqui no Estado. O mercado de trabalho é muito promissor e variado. Eu larguei um ano de Medicina para fazer Geologia e hoje se me perguntassem o que eu faria atualmente, pois digo com toda convicção: Geologia”, ressalta com orgulho.

Fiscalização
O Sistema Confea/Crea desempenha um papel fundamental para a sociedade realizando a fiscalização e analisando caso a caso com o direito da ampla defesa junto às Câmaras Especializadas, mediando a situações e as levando para o plenário para tomada de decisão final.

As atribuições dos profissionais como um todo dependem da Resolução 1073, de 19 de abril de 2016, esta regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia (leia-se também Geociências) e Agronomia.

“Parabéns colegas por esta importante profissão que ajuda a sociedade a desvendar a cada dia novas descobertas e informações ambientais. Este ano comemorar o dia do Geólogo, juntamente com os 87 anos do CREA-RS, e estar a frente da coordenação da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas é uma dádiva. Parabéns ao CREA e ao dia de um dos profissionais o Geólogo ou Engenheiro Geólogo aquele faz parte do Sistema Confea/Crea, em defesa de uma sociedade melhor, mais humana e mais justa. Parabéns a todos nós.”

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: