Notícia

Ibama e Sema querem saber onde tem palometas no Rio Jacuí


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) solicitaram ao CREA-RS ampla divulgação junto à comunidade profissional para que auxiliem com informações locais sobre onde há incidência da espécie Serrasalmus maculatus, conhecida por "palometa" ou "piranha-vermelha". Tais medidas visam implantar medidas mais adequadas de monitoramento, controle, pesquisa e comunicação social sobre a incidência deste peixe.

Para isso, o Ibama e a Sema elaboraram um questionário on-line  que está disponível tanto para profissionais, quanto para qualquer cidadão ou órgão público, que identifique o predador e possam repassar informações. Nativa da bacia do rio Uruguai, ainda não se sabe como a palometa veio parar no Jacuí. A palometa é um peixe onívoro que possui dentes afiados e triangulares e se alimenta principalmente de peixes, insetos e invertebrados aquáticos, como moluscos e crustáceos.

Ibama

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: