Obras civis em Capão da Canoa são foco de Programa Intensivo de Fiscalização

A partir desta segunda (14), o CREA-RS promove um Programa Intensivo de Fiscalização (PIF) em Capão da Canoa e nos sete municípios que fazem parte da abrangência da Inspetoria localizada na cidade. O foco dos agentes fiscais são responsabilidades técnicas em obras civis, abarcando também a área de Engenharia de Segurança do Trabalho. Sob a supervisão de Pedro Ost, os agentes fiscais João Cláudio Dalpiaz, Alceu Maggi, Homero Lopes, Jucimar Godinho e José Castro Pinto seguem até sexta (18).

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, apesar das previsões adversas no início do ano de 2020, o setor da construção civil encerrou o ano com um saldo positivo de crescimento. A Sondagem da Indústria de Construção mostra o aumento da atividade industrial, da empregabilidade, da capacidade operacional e dos índices de confiança.

Em virtude disso, e, visando promover a valorização profissional e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, está sendo intensificada a fiscalização em obras civis, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

Grupo de agentes fiscais se reúnem na Inspetoria para programação ação

Serão solicitadas as Anotações de Responsabilidade Técnica dos seguintes serviços:

-    Projeto  e Execução das Fundações;
-     Projeto  e Execução do Arquitetônico;
-    Projeto  e Execução das Instalações Elétricas;
-    Projeto  e Execução das Instalações Hidrossanitárias;
-     Projeto  e Execução das Estruturas em Concreto;
-    Apresentação da cópia do Contrato de Prestação de Serviço ou Nota Fiscal da empresa executora do projeto e execução das Fundações Profundas (estaqueamento) da obra, bem como a participação Técnica de Engenheiro Civil devidamente habilitado, com a respectiva do serviço, nos termos da Lei Federal nº 5.194/66.

Na área de Segurança do Trabalho:
- Programa de Gerenciamento de Riscos  - PGR ( 18.4.1);
- Projeto e execução das instalações elétricas temporárias;
- Projetos e execução dos sistemas de proteção coletiva (guarda corpo, bandejas e redes de segurança);
- Projeto, execução e inspeção do sistema de aterramento em Container, máquinas e equipamentos;
- Projeto e execução do SPDA do canteiro de obras;
- Plano de demolição e execução da demolição;
- Projeto e execução das escavações;
- Laudo de impacto de vizinhança quando tiver obras próximas a edificações;
- Elaboração do Plano de fogo para o uso de explosivos  e execução de desmonte de rochas;
- Projeto, dimensionamento, e instalação ou execução da linha de vida;
- Projeto, instalação ou execução de escadas, rampas e passarelas;
-  Projeto e Instalação da grua ou minigrua, Plano de movimentação de carga, Laudo de aterramento da grua;
- Guindaste: Plano de movimentação de carga;
- Guincho de coluna: Projeto, montagem e manutenção;
- Elevador de Carga : Projeto, montagem e manutenção do elevador de carga;
- Andaime e plataforma de trabalho: Projeto e montagem do andaime;
- Balancim ou andaime suspenso: Projeto, montagem e manutenção;
- Certificados Trabalho em altura;
- Contratos com empresas terceirizadas;
- Guincho de coluna: Projeto, montagem e manutenção;
- Elevador de Carga : Projeto, montagem e manutenção do elevador de carga;
- Andaime e plataforma de trabalho: Projeto e montagem do andaime;
- Balancim ou andaime suspenso: Projeto, montagem e manutenção;
- Certificados Trabalho em altura;
- Contratos com empresas terceirizadas.