Evento on-line do CREA-RS sobre a inserção de meninas e mulheres nas ciências

O CREA-RS realiza, no dia 23 de junho, a live Inserção de Meninas e Mulheres nas Ciências, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data é uma iniciativa da Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, para fortalecer o espaço que as Engenheiras vêm ganhando na profissão. Mesmo com um grande aumento na entrada de mulheres, a área da engenharia é majoritariamente ocupada por homens. Atualmente, dos 75.851 profissionais registrados no CREA-RS, apenas 18% são mulheres.

Esse evento trará ao debate o projeto Mulheres e Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação iniciado, em 2018, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contemplou cinco projetos de universidades gaúchas. O objetivo foi incentivar a formação de mulheres para as carreiras da área tecnológica no Brasil, desenvolvido junto a escolas públicas da Educação Básica.

Para marcar essa data com reflexões e proposição de ações de incentivo para ampliar a participação das mulheres nas profissões tecnológicas, incluindo Engenharias, Agronomia e Geociências, contaremos com as apresentações da Dra. Adriana Maria Tonini, Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq; Eng. Eletric. Nilza Zampieri, coordenadora do Projeto “Uniescola: Mulheres rumo a Engenharia Construindo o Futuro” da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica; Eng. Civ. Letícia Diesel, coordenadora do Projeto “Meninas nas Ciências: desenvolvendo habilidades nas engenharias” e do curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS). A mediação do evento será feita pela Eng. Agrônoma Andreia Brondani da Rocha, Conselheira Federal no Confea.

“O Conselho gaúcho será sempre parceiro das iniciativas que visem incentivar e ampliar a participação feminina nas Engenharias, contando com as ações do Comitê Gestor Mulher RS ”, reforçou Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS.

Live Inserção de Meninas e Mulheres nas Ciências
Data: 23/06/2021 (quarta-feira)