Notícia

Inspetores reunidos em capacitação


Créditos: Arquivo CREA-RS

Inspetores e representantes de zonal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (16), por meio de plataforma de reunião virtual, para participar de capacitação promovida pelo Conselho. Este encontro reúne os profissionais que representam as 44 Inspetorias que atuam em todo o interior do Estado. Os inspetores assumiram em janeiro e concluem mandato em dezembro de 2022, já os zonais tem um ano de mandato.

O coordenador das inspetorias, Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antonio Kercher, abriu a reunião destacando a importância dos inspetores, que representam o CREA-RS em suas regiões. “Nosso intuito é falar do papel e funções dos inspetores e falar do Conselho, que tem tanta representatividade, mas que, muitas vezes, não sabemos usufruir disto na sua totalidade.”

Também destacou o último ano e meio, atípicos pelas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. “É um período complicado, que mobilizaram as inspetorias, e vocês, assim como os conselheiros e diretoria, reagiram para enfrentar as dificuldades que a pandemia nos apresentou. Desta forma, estamos bem contentes com o fator construtivo do que estamos conseguindo construir e felizes pelas provocações que nos levaram à frente”, afirmou.

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, que iniciou sua trajetória no Regional como inspetora de Esteio, ao iniciar sua fala com os 93 colegas, destacou que sua gestão tem o olhar dos profissionais e vai atuar para aproximar cada vez mais o Sistema de todos. Destacou os desafios enfrentados desde o início de sua gestão, assim como as ações que têm sido tomadas. “Temos priorizado o atendimento aos profissionais, nos valendo dos canais digitais como whats business e a implementação do chat on-line”, destacou.

Ressaltou ainda a ação parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado, contra o PLC 39/2020, que pretende alterar a Lei Kiss, autorizando que os técnicos sejam responsáveis por planos de prevenção contra incêndio, o que contraria legislações federais e estaduais. Também enfatizou as participações em solenidades de colação de grau, reforçando a importância de ser mais presente na vida dos estudantes. “O CREA-RS tem que participar mais da vida acadêmica do estudante, assim como das Instituições de Ensino. Vamos implementar o CREAJr”, citou.

Diretor Financeiro, o Eng. Eletricista e Seg. Trabalho Fernando Luiz Carvalho da Silva apresentou as ações da gestão para regularização de anuidades de profissionais e empresas em débito com o Conselho. “Temos um passivo de cerca de 30 milhões de reais dos exercícios anteriores, de 2015 a 2020. De janeiro a maio já reavemos 2,54% deste montante e negociamos, com a possibilidade de parcelamento, 14% da dívida total”, divulgou. Também falou sobre o edital que será aberto para as manutenções preventivas e corretivas nas edificações das inspetorias sejam realizadas com mais agilidade e facilidade. “Isto vai impactar fortemente nas inspetorias, resolvendo um problema histórico, e liberar os inspetores para outras demandas mais relevantes.”

Representante dos gaúchos no Conselho Federal, a Eng. Agr. Andrea Brondani, se fez presente destacando ter vindo, como os demais, das inspetorias. “Se hoje estou aqui devo as inspetorias e as entidades de classe e quero dizer que o Confea está aberto a vocês através da minha representação e que juntos, também aos funcionários, estamos firmes e fortes para fazermos do nosso CREA-RS muito importante no cenário nacional. Entendemos que não existe separação no Sistema, existem níveis de atividades, mas estamos todos pelo bem comum, que é a defesa da fiscalização e do exercício profissional.”

Papel e funções do Inspetor
Após, iniciando as apresentações da programação o coordenador Eng. Marcos falou sobre o papel e as funções dos inspetores e dos membros de Comissão. “Temos 75 mil profissionais e muitos não sabem o que é o Conselho, mesmo na nossa comunidade mais regional e as inspetorias são importantes para passar esse conhecimento e representatividade”, destacou. Frisou, ainda, a natureza pública da função assumida por cada representante e da responsabilidade em atuar para o bem da comunidade profissional e, nunca, em proveito próprio. “Embora seja um cargo transitório exercemos esse papel de ente público, em parceria com os funcionários administrativos e agentes fiscais em prol das ações e metas desenvolvidas.”

Portal do Inspetor
O coordenador-adjunto, Eng. Civil Milton Pedrollo, fez uma breve apresentação do Portal dos Inspetores, demonstrando como acessá-lo e sua importância para o desenvolvimento das atividades dos representantes nas inspetorias, com informações de fiscalização, entre outras. “Temos essa ferramenta e muitos não sabem, e é muito interessante que vocês acessem para aporte ao trabalho, pois na plataforma temos uma área bem ampla de informações”, explicou.

Fiscalização
As ações de fiscalização e o papel dos inspetores nesta área forma apresentadas pelo Gerente de Fiscalização e das Inspetorias, agora sob o mesmo leque, Eng. Civil Leomar Nestor Teichmann. “Essa fusão das inspetorias e fiscalização permite uma maior sinergia entre parte administrativa e de fiscalização, otimizando recursos e agilizando as ações”, destacou.

Após, explicou o funcionamento e as áreas de cada um dos departamentos sob sua gerência, destacando os projetos de cada uma das duas: fiscalização e inspetorias, reforçando a atuação dos inspetores, principalmente nas ações fiscalizatórias. “Auxílio para elaborar ou auxiliar os planos de fiscalização regionais, pautados sempre pelos critérios das Câmaras Especializadas, auxiliar, também, os membros das comissões especializadas e multimodais, os agentes fiscais nas ações rotineiras estão entre atividades que podem ser realizadas nas inspetorias.”

Sobre as inspetorias, destacou as visitas que estão sendo realizadas às regionais visando conhecer os déficits estruturais de cada uma. “Já passamos por 19 inspetorias, e nosso objetivo é deixá-las com a cara do CREA-RS, adequadas ao nossos clientes: profissionais e sociedade”, relatou, falando também da qualificação nas conexões de Internet, agora contratadas de modo individualizado por inspetoria.

Contabilidade

Do Núcleo de Contabilidade, Tainara Tassinari apresentou como são disponibilizadas as verbas, através do suprimento de fundos, para que as Inspetorias procedam aos pagamentos de despesas de pequeno vulto. “Há um valor disponibilizado por bimestre e por tipo de despesa, como materiais de expediente, materiais de higiene listados, matérias elétricos e itens de alimentação”, detalhou.

Encerrando o treinamento, o coordenador agradeceu as presenças e destacou o êxito em demonstrar um panorama geral da atividade dos inspetores e das inspetorias. “É uma contribuição para os que já tem experiência e conhecimento, assim como para os que estão entrando agora. Esperamos ter atendido aos anseios de vocês e reforço que as  sugestões são sempre bem-vindas.”


 


Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: