Reunião de Coordenadoria discute treinamento para inspetores, reformas e retorno ao trabalho presencial

Nesta sexta-feira (18), os representantes de zonal do CREA-RS estiveram virtualmente presentes na reunião das Inspetorias, comandada pelo coordenador Eng. Mec. e Seg. Trab. Marcos Antonio Kercher e seu adjunto Eng. Civ. Milton Pedrollo. Entre as pautas estavam um novo treinamento para os inspetores, as visitas da Gerência da área às inspetorias e o retorno presencial dos inspetores e funcionários já vacinados.

Em nome da Presidência do CREA-RS, o Eng. Eletricista e Seg. Trabalho Fernando Luiz Carvalho da Silva, 1º diretor financeiro, agradeceu a participação de todos e lembrou das perdas de colegas e profissionais na pandemia. “Somos um Conselho com muitas questões a resolver, mas também com muitas mãos que podem ajudar. A união de todos é imprescindível neste momento. Não tem como dimensionar a perda de tantas pessoas, mas também de profissionais em seus melhores momentos de vida. Em nome dessas pessoas que partiram, podemos nos unir para elevar o Conselho para o lugar que ele merece”, enfatizou.

O coordenador Eng. Marcos Kercher destacou a capacitação promovida pelo Conselho especialmente para os inspetores e representantes de Zonal. “No segundo semestre, queremos intensificar mais um treinamento focado em fiscalização ou nas Comissões. Temos muitos processos, por isso é importante”.

Em seguida, o Eng. Civil Leomar Nestor Teichmann, gerente da Fiscalização e das Inspetorias do CREA-RS, apresentou o relatório sobre as visitas às inspetorias para verificar os problemas mobiliários e de infraestrutura das sedes. O gerente destacou que, desde março, está sendo feito um levantamento das necessidades. “Temos tido o apoio dos conselheiros e dos inspetores, que estão nos auxiliando nesse trabalho. O primeiro giro foi focado em predial, já no segundo, falamos sobre o contrato permanente de manutenção e fomos acompanhados pela Gerência de Patrimônio”, disse.

A chefe do Núcleo Operacional da Fiscalização, Alessandra Maria Borges, destacou que, em todas as inspetorias, as visitas que ocorreram tiveram como objetivo atender às demandas. Para isso, a Gerência conversou com os inspetores sobre as principais necessidades de fiscalização da região. Considerando as demandas trazidas, o setor de fiscalização do CREA-RS insere as atividades no planejamento já existente. "Atualmente, por exemplo, estamos com uma ação em silos e queremos atingir todo o Estado. É uma ação multidisciplinar, atinge diversas áreas em uma fiscalização”, explicou.

Eng. Seg. Trabalho Roselaine Mignoni, coordenadora da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho

Já nas comunicações finais, a Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST), Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni, convocou os representantes das Inspetorias de Esteio, Lajeado e Santa Maria para participarem da próxima reunião da CEEST. O convite faz parte de uma iniciativa da Câmara para promover a integração entre os profissionais. A ideia é convidar representantes de três regiões para cada reunião, a fim de ouvir todas as regiões e melhorar o Conselho em termos de fiscalização e outras áreas.