Abertura da Semana do Meio Ambiente da Unipampa conta com a participação da presidente do CREA-RS

“Nós não queremos mandar, nem dominar. Queremos colaborar e trabalhar lado a lado”, diz Eng. Nanci Walter em palestra da Unipampa no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

A presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter, foi uma das convidadas para a conversa ''O Mercado de Trabalho para Mulheres nas Engenharias'', que também contou com a presença da Engenheira Civil Nanci Begnini Giugno, diretora do Senge/RS. O painel faz parte de uma série de palestras promovida pelo Campus Caçapava do Sul da Unipampa, para a Semana do Meio Ambiente e o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.

Em sua fala, Nanci agradeceu o convite às organizadoras e saudou o reitor da Unipampa, Eng. Agr. Roberlaine Ribeiro Jorge, e o vice Marcus Vinicius Morini Querol. Além disso, felicitou as engenheiras pelo seu dia e agradeceu aos participantes do evento on-line.

A Eng. Nanci Walter ressaltou que a Engenharia ainda é um ambiente masculinizado. “Temos, no nosso Conselho, aproximadamente 76 mil profissionais, e apenas 18% deles são mulheres”, disse. Segundo ela, proporcionalmente a categoria com mais mulheres cadastradas é a de Engenharia Civil, que engloba outros títulos, como Engenharia Ambiental, Hídrica e Cartográfica. Ela é seguida pela modalidade Agronomia, que contempla mais categorias, com a de Engenharia Florestal.

A presidente destacou que as Engenheiras enfrentam muitos desafios na profissão. “Algumas enfrentam mais do que as outras, dependendo do segmento da Engenharia ao qual pertencem, mas todas passam por desafios. Há áreas mais masculinizadas, como Engenharia Mecânica e Elétrica, do que outras. Esse cenário, muitas vezes, tem a ver com o perfil do mercado de trabalho que ainda conta com editais e vagas que pedem por engenheiros e, não, engenheiras”, lamentou. Para Nanci, é preciso continuar mostrando que as mulheres têm, sim, capacidade. “Nós não queremos mandar, nem dominar. Queremos colaborar e trabalhar lado a lado”, disse.

Além disso, a presidente do CREA-RS reafirmou a importância da presença do Conselho nas universidades em todos os momentos, não apenas na colação de grau. “O CREA-RS, enquanto entidade de fiscalização do exercício profissional, precisa se aproximar mais das universidades, dos currículos, precisa conversar sobre o que as escolas estão ensinando… por isso eu sempre abraço as oportunidades de conversar com vocês, da área acadêmica”, concluiu.

Este foi o primeiro evento de uma série de palestras técnicas da Semana do Meio Ambiente da Unipampa, Campus Caçapava do Sul.

Acompanhe às 14 horas pelo https://www.facebook.com/bioeenergiaunipampa