Notícia

CREA-RS Entrevista: Congresso Internacional de Patologia das Construções (Conpat), com a Eng. Edna Possan


Créditos: Arquivo CREA-RS

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano, ocorrerá o XVI Congresso Internacional de Patologia das Construções (Conpat), promovido pela Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción (Alconpat), que está comemorando 30 anos. O evento, sediado no Brasil, será 100% online, sendo organizado pela Alconpat Brasil. O Conpat internacional acontece a cada dois anos, alternando com eventos nacionais realizados pelas Associações dos países membros.  A Alconpat foi criada em 20 de abril de 1991, na cidade de Córdoba, Argentina, como entidade civil, sem fins lucrativos, como pessoa jurídica, para congregar todos os profissionais e pesquisadores da área de Patologia das Construções da América Latina. Seu objetivo é difundir a ciência e promover a melhoria da construção civil como um todo. Sediada na cidade de Mérida no México, conta com o suporte de seu diretor Geral, Dr. Pedro Castro Borges e atualmente é presidida pela Pesquisadora espanhola Dra. María del Carmen Andrade Pedrix, considerada uma das maiores referências mundiais na área de corrosão de estruturas de concreto.

A instituição conta ainda com outras grandes referências mundiais na área de Patologia das Construções, a exemplo do Prof. Dr. Paulo Helene, que exerce o cargo de gerente na atual gestão. Nesta entrevista, conversamos com a presidente da Comissão Científica do Conpat, a Doutora em Engenharia Civil (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Edna Possan, conselheira do CREA-PR, professora na Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGECI) e vice-presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). Ela nos conta um pouco mais sobre o evento e da oportunidade única para conhecer o que tem de mais atual de conhecimento na área de Patologia das Construções, sem sair de casa. Confira!  

 

CREA-RS – O que os profissionais podem esperar do Conpat 2021, principalmente em tempos de pandemia?

Dra Edna Possan - O Conpat 2021 seria um evento presencial, pela segunda vez realizado no Brasil (em 1997, o evento foi na cidade de Porto Alegre). Porém, devido à pandemia, a comissão organizadora do Congresso e as diretorias executivas da Alconpat Internacional e do Brasil decidiram migrar o evento para a modalidade virtual, tendo em vista as incertezas do processo de vacinação, sobretudo nos países latino-americanos. Com isso, a celebração dos 30 anos da Alconpat Internacional será conduzida de modo virtual em outubro de 2021 no Conpat e de modo presencial em 2022, durante o Congresso Nacional da Alconpat Brasil – o CBPAT 2022 – que ocorrerá em Gramado, RS, onde seria realizado o congresso internacional.

Apesar da alteração da modalidade do congresso, a qualidade do evento está garantida. O Conpat 2021 conta com palestrantes das mais importantes instituições de engenharia mundial, como American Concrete Institute (ACI), Réunion Internationale des Laboratoires d’Essais et de Recherches sur les Matériaux e les Constructions (RILEM), Fédération internationale du béton – International Federation for Structural Concrete (FIB), entre outras. Confira os palestrantes das Conferências Temáticas e das Palestras de Mestre. No evento, serão abordados temas atuais voltados ao controle da qualidade de estruturas de concreto e outros materiais, técnicas e materiais de recuperação de estruturas, tecnologias inovadoras no setor da construção, sustentabilidade e durabilidade das edificações.  

CREA-RS - A senhora faz parte da Comissão Científica, que analisa os trabalhos submetidos, certo?

Dra Edna Possan - Sim, tive a honra de ser convidada pela Alconpat Internacional e Brasil para presidir a Comissão Científica do congresso, ao lado do professor Dr. Enio José Pazini Figueiredo (UFG), que é presidente do Conpat 2021.

O período da subcomissão de trabalhos encerrou no dia 22 de junho de 2021. No momento, estamos em fase de avaliação dos mais de 200 artigos completos recebidos de autores de vários países como Brasil, Espanha, Argentina, Cuba, Venezuela, Portugal, Paraguai, México, Colômbia, entre outros.

Para avaliar todos estes trabalhos contamos com seis coordenadores de sessão técnica: Dr. Albert de la Fuente Antequera (UPC, Espanha), Dra Ana Carolina Parapinski dos Santos (UNILA, Brasil), Dr. Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita (UFC, Brasil) e Dr. Yury Andrés Villagráns Zaccardi (Argentina). Também contamos com mais de 60 revisores oriundos de vários países da América Latina, Portugal e Espanha. Sem esse grande time, o processo de avaliação não seria possível.

Nós da Comissão científica e organizadora do Conpat 2021 somos muito gratos a todos que, de forma voluntária, dedicam seu tempo e atenção à avaliação técnica dos trabalhos recebidos.

O processo de avaliação dos trabalhos é muito importante, uma vez que o evento premia os melhores trabalhos apresentados em cada um dos três eixos temáticos do congresso. O prof. Oscar Cabrera da Argentina é o responsável pela comissão de premiação da ALCONPAT Internacional e conta com o suporte da comissão científica para a indicação dos trabalhos com potencial de premição.

CREA-RS –  É possível fazer uma análise de trabalhos inscritos com relação às edições anteriores?

Dra Edna Possan – O número de trabalhos recebidos está dentro da média registrada no evento. Em tempos de pandemia, muitos pesquisadores e profissionais estão com dificuldades de realizar ensaios de laboratório devido às restrições impostas na pandemia. Certamente isso tem um impacto na produção científica, mas no momento não é possível indicar sua intensidade. 

CREA-RS: O tema Patologia das Construções já está mais difundido entre os profissionais brasileiros, considerando os trabalhos recebidos para apreciação pelo comitê científico?

Dra Edna Possan – Considerando os trabalhos recebidos para apreciação do comitê científico do Conpat 2021 vemos que a maior parte são do eixo de patologia. Minha percepção é que o tema de Patologia está com boa difusão no país, sendo de interesse entre  profissionais e acadêmicos. Contudo, ainda precisamos de avanços, especialmente no que se refere à prevenção da patologia, que é associada à durabilidade das construções. Isso significa construir com base na abordagem de desempenho, visando atender a vida útil de projeto. Neste ponto, precisamos avançar mais. O tema de patologia chama a atenção devido à necessidade de melhoria da qualidade das obras ou a manutenção das obras já existentes, considerando que muitos recursos são demandados anualmente para correção de falhas ou reparo em edificações. Sem contar as ocorrências que levam as edificações ao colapso, gerando perdas irreparáveis. 

Quando fizemos uma abordagem com base do desempenho e na durabilidade, considerando o clico de vida da construção (projeto, construção, execução, manutenção, operação, desmonte, demolição e reconstrução, se entrarmos em um conceito de economia circular), os problemas decorrentes de manifestações patológicas são diminuídos de forma substancial. A soluções inovadores e tecnológicas são uma boa saída para melhorar a qualidade e durabilidade das construções. Atualmente pesquisadores e empresas da área de recuperação de estruturas têm estudado materiais que recuperam fissuras, que são chamados de autocicatrizantes (do inglês, self-healing) os quais incluem até alguns materiais biológicos. Esses agentes biológicos (bactérias ou fungos), produzem carbonato de cálcio em seus processos metabólicos, com potencial de fechamento de microfissuras em matrizes a base de cimento. São assuntos como esse que chamam a atenção de profissionais e acadêmicos, porque é um tema novo e imerso no contexto atual de materiais mais tecnológicos e biomateriais. Temas desta natureza que geralmente são apresentados no Conpat. 

CREA-RS: A Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat BRASIL) foi fundada no dia 16 de setembro de 2005 na Assembleia realizada na Sala II, do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Poderia nos contar um pouco do que mudou até então?

Dra Edna Possan - A Associação Brasileira de Patologia das Construções foi fundada na sala 2, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como primeiro presidente o professor Dario Lauro Klein (UFRGS). Atualmente a Alconpat Brasil é presidida pelo Eng. Cesar Henrique Sato Draher. Eu estive presente nesse dia, foi onde eu conheci a Alconpat. Eu era doutoranda na UFRGS, à época, e estava fazendo a minha tese. O Conpact foi fundamental nesse processo, porque eu precisava fazer entrevistas com especialistas em patologia das construções para subsidiar o desenvolvimento do modelo da minha tese e acabei aproveitando a presença de pesquisadores do Brasil todo, de países da América Latina e Espanha que vieram para o lançamento da Alconpat Brasil.

Existe a Alconpat Internacional e cada país tem a sua associação local. Naquele momento, criamos a Alconpat Brasil, associação tão importante para Engenharia e o desenvolvimento nacional, do qual tenho a honra de ser uma das sócias-fundadoras. O objetivo das Alconpats é promover a melhoria da qualidade das construções, das reformas, dos reparos e dos reforços de estruturas. Não apenas estudar as manifestações patológicas, mas também desenvolver métodos, processos e materiais para evitá-las. Devemos produzir construções resilientes e sustentáveis. E, para que isso seja possível, precisamos minimizar as manifestações patológicas. Essa é a grande missão da Associação Brasileira de Patologia das Construções.

De lá para cá, em 2014 foi realizado o primeiro Congresso Brasileiro de Patologia da Construção da Alconpat Brasil - o CBPAT. Foi em Foz do Iguaçu, cidade onde resido. Tive a honra de ser presidente desse evento que foi muito bacana, com mais de quatrocentos participantes, muitos trabalhos publicados nos anais dos eventos e profissionais e estudantes do Brasil inteiro participando. Tivemos na abertura o evento o show de luzes da Itaipu Binacional, o que marcou bastante a história dos congressistas.

 

CONVITE AOS ENGENHEIROS 

Convidamos toda a cadeia produtiva das obras da construção civil para que participem do nosso congresso Internacional, o Conpat 2021. É um congresso 100% online, com preços acessíveis, com especialistas de vários países do mundo, das maiores entidades de engenharia do planeta que vêm compartilhar suas experiências conosco. Então, é uma oportunidade única para conhecer o que tem de mais atual de conhecimento na área de Patologia das Construções, sem sair de casa.

Para facilitar a difusão de conhecimento, as palestras serão traduzidas para as línguas oficiais do congresso: português ou espanhol.. 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: