Notícia

Operação Explosive: nota de esclarecimento do CREA-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante uma operação da Polícia Civil, nesta quinta (08), destinada à destruição de explosivos e acessórios apreendidos pela manhã, ocorreu um acidente fatal, em uma pedreira no município de Guaporé (RS), resultando no falecimento de dois militares e um funcionário da empresa onde era realizada a operação de destruição.

Em nota, o Comando Militar do Sul (CMS) informou que os "militares integravam uma equipe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar que atuava em apoio à Polícia Civil”. Os artefatos explosivos que haviam sido apreendidos foram transportados para uma pedreira, onde ocorreu o incidente. A operação, batizada de Explosive, havia sido deflagrada pela manhã para combater a posse e o armazenamento irregular, que são de uso controlado do Exército.  

O CREA-RS, tão logo recebeu a informação da ocorrência do acidente durante a destruição de explosivos e acessórios apreendidos na Operação Explosive, iniciou a apuração da situação da empresa onde foi feita a apreensão. Constatou-se que a situação é regular, estando esta registrada no Conselho e tendo profissional Engenheiro de Minas devidamente registrado como responsável técnico. 

A fiscalização do Conselho gaúcho tem participado das operações de fiscalização interagências, organizadas pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC). Elas consistem na inspeção, de maneira inopinada, das pessoas jurídicas que fazem uso desse tipo de material no Rio Grande do Sul, além do Conselho, participam ainda, CRQ, FEPAM, Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e agências governamentais, em destaque a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O CREA-RS se solidariza com as famílias das vítimas deste trágico acidente e informa que prosseguirá averiguando o ocorrido buscando identificar eventuais irregularidades.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: