Capacitação para entidades de classe prepara para Chamamento Público

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e o Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS) realizaram, entre os dias 05 e 07 de julho, a Capacitação para o Chamamento Público 2021, reunindo cerca de 50 participantes, em representação a 33 entidades de classe, de um total de 57 registradas.

A abertura dos eventos foi feita pela Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, e pelos coordenadores do Colégio de Entidades Regionais, Eng. Civ. Jorge Köche e Eng. Agr. Valmor Christmann, adjunto. Também presente a gerente do Núcleo de Convênios e Relações Institucionais, Eng. Ftal Míriam Souza.

No primeiro dia, segunda-feira (05), o foco da abordagem foi sobre Projetos e Ações. Os palestrantes Denise Lima Friedrich e Mauro Vargas, gerente da GCOM e o chefe de Núcleo de Eventos, apresentaram sobre o planejamento de ações que otimizem uma maior participação dos associados e profissionais. Também discutiram sobre ações de comunicação que podem ser efetivadas para atrair e manter associados. “É importante ouvir o associado para que o projeto atinja o êxito esperado”, enfatizou a relações públicas Denise.

Também foi apresentado pelo Mauro Vargas a opção de uso de plataformas gratuitas em apoio à organização de eventos online, que contribuem para a organização.

No segundo dia (06), ocorreu a apresentação do Portal das Entidades de Classe, ferramenta desenvolvida pela atual gestão para oportunizar a autogestão das documentações pelas próprias entidades, apresentado pelos gerentes de TI, Eder Gomes, e de Convênios e Relações Institucionais, Eng. Ftal Miriam Souza.

O Portal, além de possibilitar uma maior aproximação, permite que as entidades façam o acompanhamento administrativo de suas demandas e documentações junto ao Conselho.

Sobre as documentações e regularização, Juliana Perez, chefe do NAEC, e Marco Antônio Carvalho, da Gerência Jurídica fizeram uma apresentação respaldada na Resolução nº 1.075/2016 do Confea e na Lei nº13.019/2014. As duas legislações regulamentam as parcerias firmadas por órgãos públicos, como o CREA-RS, com entidades privadas sem fins lucrativos.

A resolução estabelece que os Creas podem realizar parcerias com entidade de classe com registro regional, em regime de mútua cooperação, para a realização de atividades com finalidades de interesse do Sistema, mediante a execução de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos no Termo de Colaboração, Termo de Fomento ou Acordo de Cooperação.

Ademais, essa Resolução dispõe, ainda, em seu art. 28 que “ficará impedida de celebrar qualquer modalidade de parceria a entidade de classe que:....V – tenha como dirigente conselheiro regional ou presidente de Crea, estendendo-se a vedação aosrespectivos cônjuges ou companheiros, bem como aos parentes em linha reta, colateral ou porafinidade, até o segundo grau, no âmbito das parcerias a serem firmadas com os Creas”. Esse ponto, muito questionado pelos participantes, é um dos principais argumentos legais para a participação no Chamamento Público.

Já, em 07 de julho, terceiro e último dia, o tema da capacitação versou sobre investimentos e prestação de contas, com abordagem dos integrantes da Gerência de Gestão, Denise Russo, gerente, Elisabete Preste, chefe do Núcleo de Contabilidade, e Luciano dos Santos, chefe do Núcleo Financeiro.

Ao final dos três dias, o Eng. Civ. Jorge Köche avaliou como significativo o treinamento, que oportunizou o esclarecimento de dúvidas e medidas preparatórias à participação do Edital de Chamamento Público n. 01/2021. “Participação muito boa das entidades de classe. Foram mais de 30 entidades representadas em cada dia. Um processo que buscou trazer esclarecimentos no sentido de facilitar a participação na chamada que será publicada em 09 de julho.  Lembrando que os canais do NAEC estão disponíveis para envio de dúvidas, assim como este grupo”, reforçou.