Coordenadores elaboram Operação Mosfet

Na tarde desta terça-feira (12), coordenadores estaduais das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica deram andamento ao planejamento da Operação Mosfet. Liderada pelo coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), eng. eletric.  Rogério Moreira Lima (Crea-MA), a  Operação Mosfet, que faz referência a um tipo de transistor, tem como objetivo fiscalizar os fabricantes de produtos eletro eletrônicos.

Durante a reunião os coordenadores do Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina  e Rio Grande do Sul participaram ativamente do planejamento “Assim que tiver um documento com as diretrizes dessa fiscalização, será submetido ao Regional, para que, então, possamos – simultaneamente -  dar início a essa verificação.”, explicou Lima. O coordenador nacional ressaltou a importância dessa ação, que é preventiva, diante da proximidade do leilão 5G, previsto para ser realizado no segundo semestre. “Em tudo que envolve engenharia é preciso que haja um responsável técnico que assume responsabilidade cível , criminal e administrativamente. E cabe à coordenadoria uniformizar os procedimentos de fiscalização”, esclareceu o coordenador nacional.

Sobre o 5G
Em fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital do leilão das faixas de radiofrequências para a prestação do serviço no Brasil. A previsão é de que o leilão ocorra ainda neste ano, e que todas as capitais contem com o 5G standalone até julho de 2022, de acordo com o Ministério da Comunicações. As operadoras vencedoras do leilão terão que cumprir uma série de compromissos para reduzir as desigualdades regionais em telecomunicações. Uma delas é viabilizar o projeto Norte Conectado, que levará internet a cerca de 10 milhões de habitantes via fibra óptica subfluvial.

A tecnologia 5G tem potencial de transformação na indústria de telecomunicações e em diversas áreas como transportes e telemedicina. Com um tempo curto de transmissão de dados, permite o carregamento instantâneo de vídeos em altíssimas resoluções, o que colaborará, por exemplo, com a realização de cirurgias remotas.

Será ainda a chave para apoiar a conectividade sem fio necessária para alimentar novas fábricas e cidades inteligentes. O Ministério das Comunicações estima que, com o 5G, surgirá a demanda por um novo perfil profissional, voltado para a economia digital. Outro compromisso será a oferta de sinal 4G ou superior às localidades com mais de 600 habitantes e a conexão de até 48 mil quilômetros de rodovias federais. O coordenador Rogério ainda complementa: “o grande diferencial do 5G não é somente banda larga da ordem de Gbps (Giba bits por segundo), mas latência extremamente baixa que permitirá, por exemplo, veículos autônomos de maneira segura e eficiente.

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Ministério das Comunicações