Notícia

CREA-RS presente ao lançamento da FP para acompanhar a instalação da Usina Ouro Negro


Créditos: Vinicius Reis/ALRS

Na tarde desta quarta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), instalou a Frente Parlamentar para acompanhar a instalação da Usina Ouro Negro, por proposição do deputado Luís Augusto Lara (PTB). A atividade, que contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e vereadores, foi realizada em formato híbrido no Salão Júlio de Castilhos.

Lara destacou a importância da instalação da usina termelétrica para para todo RS e para o país. "Estamos pagando a maior conta de energia elétrica da história do Brasil", declarou, lembrando que o país passa pelo fenômeno da diminuição das chuvas. Para Lara, nesse momento, são as termoelétricas que resolverão o problema da energia no Brasil. Explicou, por fim, que o objetivo da Frente Parlamentar é acompanhar a instalação da usina para ajudar a destravar os possíveis obstáculos que surjam para a efetivação da obra. Outra meta é fazer com que as empresas responsáveis pelo empreendimento contratem insumos e empresas gaúchas.

A presidente do CREA-RS, Engenheira Ambiental Nanci Walter, e o presidente da Sociedade de Engenharia do RS, Walter Lídio Nunes, enalteceram a instalação da Frente Parlamentar e colocaram os órgãos à disposição para o trabalho. Nanci ressaltou que o CREA-RS atuará fortemente na fiscalização dessa usina e Nunes, que o empreendimento poderá trazer ainda mais desenvolvimento para ao RS.

O diretor de Mineração da Ouro Negro, Mauro Meneguzzi, registrou a felicidade de ver o acollhimento da Casa à iniciativa do deputado Lara. Explicou que a Ouro Negro quer transformar um depósito de carvão num megaempreendimento industrial nas divisas dos munciípis de Candiota e Pedras Altas, ressaltando que a estratégia de engenharia para a instalação é gaúcha.

O presidente da Casa agradeceu a oportunidade que Lara traz à Assembleia Legislativa ao propor esta Frente Parlamentar. Gabriel Ressaltou a presença de prefeitos no evento, o que demonstra a importância dessa instalação. Lembrou do aumento de 52% na tarifa vermelha da energia elétrica, além da crise hídrica. "Quando vemos o Brasil ter uma das maiores reservas carboníferas do mundo e que o Rio Grande do Sul detém a maioria dessas reservar, é  inacreditavel que não tenhamos uma política pública de incentivo a este setor", avaliou.

Também se manifestaram o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Melvis Barrios Júnior; e o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

ALRS

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: