CREA-RS participa de ação no Frigorífico Chesini

Com o objetivo verificar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho, equipe do CREA-RS e do Cerest-RS visitou o Frigorífico Chesini, em Farroupilha, na terça (20), no qual o empregador se compromete a cumprir alguma obrigação inadimplida ou a deixar de fazer alguma coisa ilícita ou considerada prejudicial à coletividade dos trabalhadores. Os procedimentos estabelecidos no TAC visam garantir a saúde dos trabalhadores da empresa e reduzir o impacto na saúde pública local.

Pelo Conselho, participou Alessandra Borges, chefe do Núcleo Operacional da Fiscalização; representante do CEREST/Serra, Ben Hur Monson Chamorra;  e Milton Francisco dos Santos, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Caxias do Sul/RS.

De acordo com Alessandra, a ação visou verificar a adequação da conduta da empresa à legislação de regência das relações de trabalho com relação à saúde e segurança do trabalhador. "O CREA-RS verificou as empresas e os profisssionais técnicos envolvidos na adequação", relatou, esclarecendo que será feito um relatório para ser entregue ao MPT com os itens verificados.

O representante do CEREST/Serra, Ben Hur Monson Chamorra, explica que, além do TAC, o objetivo da ação foi averiguar a situação atual com relação à saúde e segurança dos trabalhadores.

“A equipe do CEREST Serra pôde observar que alguns pontos do termo continuam em não conformidade ou parcialmente concluídas, contudo, foi possível observar que ocorreram melhorias. Com relação às condições ergonômicas, constatou-se a adoção de medidas técnicas para redução de movimentos e posturas incômodas. Referente às investigações de acidentes de trabalho, a empresa adotou novos procedimentos, os quais buscam solucionar as causas dos acidentes, abstendo-se de indicar culpados”, detalhou.

Segundo ele, entre as condições que permanecem pendentes pode-se citar como nós críticos a apreciação de risco em máquinas e a gestão do trabalho em espaços confinados. “A equipe do CEREST está em fase de elaboração dos relatórios da ação”, apontou.