Santa Cruz do Sul recebe fiscalização intensiva do CREA-RS com foco em construção civil

Dos dias 3 a 5 de agosto, a equipe de fiscalização do CREA-RS vai promover uma ação intensiva de fiscalização de construções civis nos municípios que abrangem a Inspetoria de Santa Cruz do Sul, além da cidade-sede também Venâncio Aires e Vera Cruz. A ação tem como objetivo combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia e a proteção da sociedade.

Durante a ação, os agentes fiscais José Castro Pinto, Amauri Antônio Alves e Alceu Dariva Maggi, sob a orientação do Supervisor de Fiscalização Pedro Estevam Ost, vão verificar se as obras e os serviços técnicos de engenharia estão sendo conduzidos tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho, a fim de garantir a defesa da sociedade e do meio ambiente. Além disso, a equipe irá emitir relatório de fiscalização após a conclusão do trabalho.

Por que fiscalizar as obras civis?

A economia do Rio Grande do Sul registrou, no primeiro trimestre de 2021, o crescimento de 4,0% na comparação com os últimos três meses de 2020 e manteve a trajetória de alta. Conforme dados da Nota Técnica no 38 de 10 de junho de 2021, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, a construção civil é um dentre os empreendimentos responsáveis pelo crescimento. Com isso, em 2021, a construção civil deverá ter o maior crescimento em oito anos, conforme dados da projeção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Esses empreendimentos necessitam de profissionais e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.

Além disso, o Conselho gaúcho compromete-se com ações que garantam a abrangência de situações que possam colocar em risco grande número de pessoas ou bens em detrimento de ações cuja abrangência seja menor, e irá intensificar a fiscalização em obras civis, buscando defender a sociedade contra pessoas inabilitadas para o exercício da profissão e contra a falta de ética profissional.