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Fiscalização visita obras da ponte sobre o Rio dos Sinos (BR-116-RS)


Créditos: Arquivo CREA-RS

A duplicação da ponte sobre o rio dos Sinos, no km 245 da BR-116/RS, em São Leopoldo, iniciou no primeiro trimestre deste ano e, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a previsão é de que a obra esteja pronta no primeiro semestre de 2022. O trabalho está sendo realizado pelo Consórcio do qual fazem parte as empresas Sogel, EPC, MAC e Iguatemi.

Nesta sexta (30), a fiscalização do CREA-RS foi até as obras de construção do sistema de ponte para acompanhar o içamento das peças pré-moldadas, com previsão para ocorrerem no início da noite. No entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) suspendeu a interdição da BR-116/RS, devido ao intenso fluxo de veículos registrado na rodovia, no sentido Capital-interior, com destino à serra gaúcha.

O inspetor-chefe de São Leopoldo, Eng. Prod. e Eng. Seg. Trab. Fabio Roberto Chaves, acompanhou a equipe da fiscalização, Eng. Civ. Leomar Teichmann, e os agentes fiscais Pedro Ost, supervisor, e Alessandra Borges, chefe do Núcleo de Controle Operacional. "Uma grande obra que irá desafogar o trânsito para a serra gaúcha. O CREA-RS veio verificar se a obra está sendo desenvolvida por profissionais habilitados", ressaltou o inspetor.

Ponte em construção

O complexo - Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR-116/RS, no complexo dos Sinos.  Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma será composta por seis blocos de fundação. Cada bloco será suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas ficarão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.

A expectativa do Dnit é concluir as travessias sobre o canal principal no primeiro semestre de 2022. Atualmente, a estrutura do sentido Capital-interior está 47% concluída.

Com informações DNIT

 

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