Encontro Nacional reúne área de fiscalização de todos os CREAs

Créditos: Arquivo CREA-RS

Padronizar e integrar as ações de fiscalização do Sistema Confea/Crea é uma meta que está sendo trabalhada pelas gerências de todos os Regionais. Usando a tecnologia da informação e ancorados no planejamento conduzido pelo Federal, os Creas vêm aperfeiçoando a atividade elementar do Sistema.

Nos dias 12 e 13 de agosto, uma amostra da consolidação desses resultados será apresentada durante o 4º Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea – Enafisc, em Brasília. Pelo CREA-RS, está participando o gerente de Fiscalização e Inspetorias, Eng. Civ. Leomar Nestor Teichmann.

O encontro tratou de temas como projetos estratégicos para área de fiscalização, estrutura de supervisão e gestão da fiscalização do Sistema Confea/Crea. Foram apresentados pelos Crea TO, MA, MG e RS as experiências exitosas na Fiscalização de Hospitais durante o ano 2020 e 2021 e as metas para 2022.

Entre os assuntos debatidos, destacou-se o alinhamento entre os regionais referente à padronização de conceitos, procedimentos e métricas para o exercício 2022, considerando os acórdãos com os órgãos de controle, ressaltando que esta é uma das pautas de trabalho da CCEEQ 2021.

Conselheiros da Química participam do Enafisc

Para a CCEEQ, representada pelo coordenador Eng. Quím. e Seg. Trab. Marino Greco, o encontro proporcionou uma aproximação com as Gerências de Fiscalização de todos Regionais, com especial atenção aos Crea que não possuem representação na Coordenadoria como: AL, MT, AP, PI, AC, RO, RR, MS, TO, MA e DF. Essa aproximação faz parte do planejamento estratégico da CCEEQ no sentido de ser ampliada e alinhada a fiscalização da Modalidade Engenharia Química em todas as unidades da federação segundo determinado na Lei 5.194/66 e demais Resoluções do Confea.

Eng. Leomar apresenta a ação de hospitais feita no Rio Grande do Sul

Fato importante no encontro foi a participação dos Coordenadores Nacionais da Câmaras Especializadas de Engenharia e da Ética do Sistema Confea/Crea, o que proporcionou aos Coordenadores Nacionais das Câmaras Especializadas de Engenharia Química, Elétrica e Industrial se reunirem e decidirem pela realização de uma fiscalização conjunta e nacional dirigida às Usinas Nucleares a qual será denominada Operação Urânio.

Eng. Collares, coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil e do CREA-RS também participou do Encontro

O coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Eng. Civ. João Luis Collares Machado, também participou no modo virtual do evento. "Os Creas fiscalizam todas as atividades através dos Planos de Fiscalização que são feitos pelas Câmaras Especializadas portanto é preciso que este processo tenha a participação das Coordenações Nacionais. Fazer esta integração das duas pontas de forma organizada e objetiva traz a todo o Sistema Confea/Crea uma maior efetividade nos processos fiscalizatórios", argumenta Collares.

Presente ainda a conselheira federal, representante do RS, Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha.

Veja o vídeo