Notícia

Florianópolis sedia reunião da coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil


Créditos: Arquivo CREA-RS

Santa Catarina recebe entre os dias 16 e 18 de agosto a 3ª Reunião Ordinária dos Coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), no Castelmar Hotel em Florianópolis. Em paralelo, os conselheiros da Câmara de Engenharia Civil do estado se reúnem de forma híbrida no mesmo período e local.

 

A presidente do Crea-SC em exercício, Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni participou do evento nesta segunda-feira, 16, e ressaltou a importância de receber o encontro no estado.

– É uma oportunidade divulgar o nosso trabalho disseminando com os demais Creas o que fazemos de melhor por aqui. Podemos citar, por exemplo, os programas de sustentabilidade e Qualidade do Ar Interior. Essa troca permite que essas boas práticas possam ser também reproduzidas em outras regionais.

 

O coordenador nacional, Eng. Civil João Luis de Oliveira Collares abriu o evento prestando uma homenagem ao Eng. Civil Antônio Carlos de Aragão, presidente do Crea-PB, falecido no último sábado, 14 de agosto. De pé, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória ao profissional.

 Sobre a pauta dos três dias de reunião, Collares destacou alguns assuntos que serão discutidos pelos coordenadores. "Temos 19 assuntos em pauta para este encontro, dentre eles podemos destacar o plano de fiscalização, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia (DCNs), onde estamos realizando um trabalho para construção de diretrizes específicas para a formação do engenheiro civil, além disso, temos o Ensino à Distância (EAD) para formação de engenheiros civis, onde questionamos a metodologia para formação profissional, pauta também levantada por outros conselhos, como o de arquitetura e o de medicina."

O coordenador da câmara de Engenharia Civil do Crea-SC, Eng. Civil Rogério Novaes se divide entre as duas reuniões, nacional e estadual. Recepcionando os coordenadores dos demais estados, Novaes agradeceu a presença de todos e parabenizou ao presidente Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, representando pela engenheira Fernanda Vanhoni, por ter aceitado a proposta de receber a reunião em Santa Catarina.

Fiquei muito feliz quando o presidente Kita concordou em receber este evento aqui em nosso estado, pois é um momento em que podemos apresentar as pautas catarinenses com maior ênfase ao demais Creas.

 
Reunião estadual

O Eng. Civil Adilson Pinheiro, coordenador adjunto da Câmara de Engenharia Civil do estado abriu os trabalhos da reunião extraordinária, que de forma híbrida irá discutir assuntos como: atuação de corretores de imóveis na avaliação imobiliária; Manual de Fiscalização; Grupos de Trabalhos instituídos no plenário: GT estrutura metálica e GT manutenção predial; criação de serviço específico para avaliação de impacto ambiental; serviços técnicos na área de saneamento; análise e relato de processos; entre outros.

Os conselheiros estaduais também debatem sobre as pautas apresentadas na reunião da CCEEC.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: