Plenária de agosto reúne 95 conselheiros e aprova 50 processos

Créditos: Arquivo CREA-RS

Ainda em meio virtual, a Plenária 1.817 do CREA-RS reuniu 95 conselheiros, diretores e representantes da Mútua-RS, na sexta (13), com aprovação de 50 processos. Conduzida pela presidente Eng. Ambiental Nanci Walter, a sessão foi aberta com manifestação sobre a última ação parlamentar do Conselho em Brasília.

A presidente explicou que está sendo realizado um rodízio entre a diretoria e a coordenação das Câmaras Especializadas. Entre os focos dos encontros com os parlamentares gaúchos, destacou, esteve a regulamentação da Lei 13.589/18, que dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambiente e o artigo 37 MP 1.040 “que afetava diretamente os Engenheiros Eletricistas, assim fomos acompanhados pela Coordenadoria da Especializada da Engenharia Elétrica".

Também presente à comitiva, o 2º diretor financeiro, Eng. de Plástico Luis Sidnei Barbosa Machado, fez seu relato. “Tivemos uma agenda extensa e efetiva considerando a importância da pauta que objetivamos tratar”, afirmou. Destacou, também, que, apesar de serem poucos na Comitiva, tiveram sucesso em falar com grande parte da bancada gaúcha da Câmara e do Senado. “Os parlamentares ressaltaram ser importante promover mais encontros, além de criar e debater demandas técnicas com o Legislativo.”

A representante do RS no Plenário do Confea, Eng. Agr. Andrea Brondoni, ressaltou a satisfação em participar da Plenária, mesmo estando longe, e firmou seu comprometimento com o Conselho gaúcho. “Acabamos de finalizar o 4º Encontro Nacional de Fiscalização (Enafisc), do Sistema Confea/Crea, nesta sexta-feira (13) e posso dizer que o CREA-RS esteve lindamente representado”, destacou..

Pela Mútua-RS, os diretores administrativo, Eng. Civil Gilmar Piovezan, e financeiro, Eng. Civil Márcio Marun. Eleito pelos conselheiros em Plenária em junho., o Eng. Marun aproveitou para agradecer pela escolha dos colegas, que se mobilizaram pela sua eleição, além do empenho da diretoria em realizar o pleito, que deveria ser realizado presencialmente.

“Como representante da Mútua no Plenário, agradeço e me coloco à disposição do Conselho para criar uma agenda propositiva aos nossos associados. Também prontamente para contribuir com as Câmaras”, destacou. Falou, ainda, da ideia da nova diretoria em desenvolver protótipos de cursos de qualificação on-line no que gostariam de contar com a manifestação das Câmaras em sugerirem cursos e professores para ministrá-los.

Representante das entidades de classe na diretoria, o coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Jorge Luiz Köche, falou sobre o resultado da Chamada Pública de apoio a projetos das entidades registradas. “Um total de 45% dos EC apresentaram projetos, um número um pouco abaixo da nossa expectativa, porém ficamos muito satisfeitos pelas 27 entidades que encaminharam seus projetos”, relatou.

Coordenador das Inspetorias, Eng. Mec. e Seg Trab. Marcos Antonio Kercher, em sua manifestação parabenizou as ações parlamentares. “É um trabalho importante tendo em face os bons resultados obtidos que refletem numa condição de acabar com a defasagem que temos nas questões legislativas.” Também falou sobre a Mútua, colocando as Inspetorias às ordens para divulgação das ações da Caixa de Assistência aos profissionais do Estado.

O 1º diretor financeiro, Eng. Eletricista e Seg. Trabalho Fernando Luiz Carvalho da Silva, falou sobre a continuidade do trabalho de regularização de anuidades juntos aos profissionais em atraso. “Estamos tendo um índice de retorno excelente”, afirmou. Falou também sobre o leilão de 61 veículos automotores do Conselho, ocorrido na semana, em que todos os automóveis foram negociados com ágio em torno de 30%. “Estamos trabalhando para manter a saúde financeira do nosso Conselho.”

Encerrando as falas iniciais, o 1º vice-presidente, Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta, falou sobre as ações parlamentares, dizendo que “foi conseguido ocupar um espaço em Brasília que nos é muito caro”. Nisto, parabenizou a presidente Eng. Nanci. “Este é um caminho acertado que temos que manter. Importante ressaltar a relevância do Sistema perante a sociedade e é um processo que tem sido muito bem sucedido.”

A pauta da Plenária seguiu com relato de processos pela Comissão de Análise de Processos de Recurso ao Plenário (CAPR); apreciação, discussão e votação dos balancetes orçamentários relativos aos meses de maio e junho; apreciação, discussão e votação do Relatório da Comissão de Renovação do Terço, com a proposta final de composição do Plenário para o exercício de 2022, além de processos éticos e profissionais.

Por fim, foi dado conhecimento e homologação da Nova Instrução Normativa da Presidência que “Estabelece procedimentos para concessão de passagens e pagamentos de diárias, jetom, auxílio de representação e adicional de embarque e desembarque no âmbito do  CREA-RS para conselheiros e presidente do CREA-RS”. Em conformidade com o Acórdão n. 1925/19 do Tribunal de Contas da União (TCU).