Ética e Legislação em debate com acadêmicos da UFSM

Janaína participa da aula com estudantes de Engenharia Civil. Créditos: Arquivo CREA-RS

Seja qual for a modalidade, os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências devem estar envolvidos e comprometidos com os princípios éticos da profissão. Por isso a ética profissional é tão importante e deve ser parte da capacitação profissional.

Nesta semana, o CREA-RS esteve representado em duas palestras sobre Ética Profissional e Legislação para alunos dos cursos de Engenharia Civil e Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Eng. Civil Janaina Steckel Retore, membro da Comissão de Engenharia Civil da Inspetoria de Santa Maria, participou da aula do dia 18 de agosto, a convite do professor Alexandre Vargas, palestrando para 42 alunos  do curso de Engenharia Civil.

Eng. Elisabete conversa sobre ética na profissão com estudantes

Já nesta quinta, a Eng. Agrônoma Elisabete Gabrielli, 2º diretora administrativa do CREA-RS, e a Eng. Agrícola Gizele Ingrid Gadotti, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag), representante do Rio Grande do Sul no Cden (Colégio de Entidades Nacionais do Confea), participaram da aula de introdução à Ética para os estudantes do curso de Engenharia Agrícola do Campus Cachoeira do Sul, à convite do professor Eduardo Bottega.

Neste contexto, é importante esclarecer o papel do CREA-RS como órgão de proteção da sociedade, o funcionamento e como atua na fiscalização para coibir o exercício ilegal. Segundo a diretora, é fundamental o Conselho estar mais próximo das instituições de ensino e dos futuros profissionais. “Os alunos que estão começando a entrar no mundo das Engenharias devem ter essa percepção da importância do seu Conselho Profissional, porque serão usuários do Sistema Confea/Crea e defensores das nossas profissões”, cita Eng. Elisabete.

Presidente da Abeag fala sobre a Engenharia Agrícola

Sobre a iniciativa da Universidade em convidar o Conselho, a Eng. Gizele endossa a necessidade da participação do Sistema, principalmente para falar sobre atribuições profisisonais ao futuro Engenheiro Agrícola que, em breve, ingressará no mercado de trabalho. "É de extrema relevância a importânica do Sistema para o fortalecimento profissional, principalmente dessas áreas onde ainda o número de formados é pequeno. Todos ganhamos com essa aproximação", conclui.

A atual gestão do Conselho entende que essa orientação ao jovem profissional, desde os bancos acadêmicos, é de suma importância não só para vida pessoal, mas também para profissional, em especial para observância dos códigos de ética. No Sistema Confea/Crea foi estabelecido em 1971 o Código de Ética Profissional que acompanha o cotidiano dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, atendendo o que preconiza a Lei nº 5.194/1966 quando define o caráter social das atividades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Curiosidades sobre o Código de Ética Profissional:
•    Desenvolvimento sustentável deve ser prioridade no exercício profissional de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas;
•    O profissional que aceitar trabalho para o qual não tenha qualificação pode sofrer processo ético;
•    O salário mínimo profissional é uma garantia prevista no Código de Ética Profissional;
•    Todos os profissionais da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia, Geografia e de áreas correlatas têm direito à proteção da propriedade intelectual sobre sua criação;
•    Cada Crea possui uma Comissão de Ética para julgar em primeira instância denúncias de infração do Código de Ética Profissional;
•    O Plenário do Confea funciona como última instância de julgamento de processos éticos. Denúncias devem ser feitas nos Creas, que julgarão os casos antes de o tramitarem para o Confea.