CREA-RS acompanha ato de cadastramento no Loteamento Vitória em Caxias do Sul

Loteamento Vitória, primeira área a ser beneficiada com o programa “Esse terreno é meu”. Créditos: Arquivo Prefeitura Caxias do Sul

Equipes da Secretaria do Urbanismo de Caxias do Sul iniciaram, na manhã de sábado (28/08), o cadastramento das 518 famílias moradoras do Loteamento Vitória, primeira área a ser beneficiada com o programa “Esse terreno é meu”, que integra o processo de regularização fundiária, instituído por lei municipal neste mês. Ao mesmo tempo que servidores atendiam os moradores em local cedido pelo presidente da associação do bairro, Genésio de Jesus, o prefeito Adiló Didomenico assinava a ordem de início das obras da área de lazer para a comunidade. O CREA-RS estava representado pelo Eng. Amb. e Seg. Trab. Clóvis Reis Claudino, membro da Comissão de Segurança do Trabalho da Inspetoria de Caxias do Sul.

Segundo a prefeitura, o espaço, com mais de 2,5 mil metros quadrados, receberá uma série de equipamentos para esportes e atividades físicas, além de locais para descanso. O investimento de R$ 352 mil para implantação da estrutura será feito pela MRV Engenharia como compensação a um empreendimento construído no Desvio Rizzo. A Dalfovo, empresa contratada para a execução do serviço, terá 180 dias de prazo para a entrega da praça. A expectativa é que as obras se iniciem a partir da segunda (30/08).

O secretário do Urbanismo, João Uez, salientou que ao longo dos próximos 20 a 30 dias será mantido o recadastramento das famílias, seguindo-se posteriormente mais um prazo de 30 a 40 de trabalhos internos na Prefeitura para o encaminhamento dos títulos de propriedade. Uez renovou manifestação feita em outro momento pelo prefeito Adiló de entregar até o Natal os documentos legalizando as propriedades. Reforçou a importância da regularização citando que, sem ela, a construção da praça não seria possível.

Para o prefeito Adiló Didomenico, a organização do movimento dos moradores do Vitória é um exemplo a ser seguido pelos demais 600 loteamentos que precisam de regularização. “Com o registro, cada morador passa a ser de fato e de direito o proprietário do imóvel, o que traz dignidade a todos”. Também anunciou que determinará ações para calçar a Rua 7 de Abril, única ainda sem este benefício no bairro.

Com a participação de mais de uma centena de moradores, o ato da manhã de sábado ainda teve as presenças dos secretários municipais da Habitação, Carlos Giovani Fontana, de Obras, Norberto Soletti, e do Meio Ambiente, João Osório; do chefe de Gabinete, Cristiano Becker; do presidente da Câmara Municipal, Velocino Uez, e dos vereadores Olmiro Cadore, Clóvis Xuxa de Oliveira, e Adriano Bressan; do deputado Neri, o Carteiro; e do ex-vice-prefeito Elói Frizzo.

Com informações Prefeitura Caxias do Sul