CCEEQ solicita no CP indicações de representações à Coordenadoria de Regionais

A ausência de representações dos Creas na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) foi o foco da participação do coordenador da CCEEQ, Eng. Quím. e Seg. Trab. Marino José Greco, também coordenador da Especializada do CREA-RS, nesta quinta-feira (02), na 4ª Reunião do Colégio de Presidentes, que ocorre em Fortaleza, no Ceará. De acordo com ele, dos 27, 11 Creas ainda não indicaram representações, o que prejudica de algum modo o funcionamento desta Coordenadoria.

Assim, apresentou, por meio da Proposta 03/2021 – CCEEQ, que seja requerido pelo Confea, através de ofício aos Regionais, informações sobre a existência de Câmaras Especializadas da modalidade Engenharia Química ou Câmara Mista, no prazo máximo de trinta dias.

Aos Creas que não possuam nem uma, nem a outra Câmara, que o Confea requeira a indicação do gestor de fiscalização responsável pela condução do processo fiscalizatório na área da Engenharia Química para que dê informações a CCEEQ sobre o andamento de processos afetos à área, ou o envie como convidado às reuniões dessa Coordenadoria Nacional.

“Queremos atuar reforçando a importância da Engenharia Química dentro do Sistema Confea/Crea e em sintonia com o que solicita o Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União sobre as ações de fiscalizações em nossas profissões. Assim, queremos o engajamento dos Creas no que concerne o trabalho de fiscalização na nossa modalidade”, explicou o Engenheiro.

Com as solicitações de informações, ressaltou que objetiva a CCEEQ que “formalizar um mecanismo de comunicação efetiva, inclusive para atender às fundamentações legais”. Para o coordenador, a presença da Coordenadoria Nacional na reunião do Colégio de Presidentes é um dos mecanismos para o alinhamento de ações.

“Precisamos implementar a fiscalização efetiva na área da Engenharia Química e trabalhar em prol dos profissionais”, afirmou, destacou a peculiaridade da modalidade que divide profissionais com outro Conselho, o de Química. “Sofremos com isso e queremos reforçar nossa presença no Sistema. Em nossa Crea, no Rio Grande do Sul, trabalhamos muito até termos nossa Câmara e queremos nos sentir fortalecidos aqui. Lugar de Engenheiro é no Sistema Confea/Crea.”

O Eng. Marino também apresentou os dados obtidos por meio de formulário respondido pelos Regionais com representação na CCEEQ sobre a atuação da fiscalização no que se refere à modalidade da Química.Solicitou que este seja encaminhado aos demais 11 Creas que não possuem representação na Coordenadoria. “Queremos qualificar a fiscalização na área de modo a ampliar a participação dos engenheiros químicos no Crea, motivar a profissão e proteger a sociedade”, concluiu.

Eng. Nanci participa de maneira online do CP, que ocorre em Fortaleza

Participando do Colégio de maneira online, a presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter, reforçou a demanda trazido pelo Eng. Químico Marino Greco, ressaltando toda sua atuação dentro do Conselho gaúcho, inclusive como gerente de Fiscalização. “Ele domina muito as questões que trouxe”, destacou, citando o questionário que foi apresentado pela CCEEQ sobre a situação das fiscalizações e processos na área da Engenharia Química nos 27 Regionais. “Aqui reforço o coro e me coloco à disposição para colaborar nesta ação. Abrir os olhos, também, dos profissionais e buscar nossos clientes. Temos que entender desta forma para não perdermos nossos colegas. Em matéria de Engenharia, quem deve falar somos nós.”

Reunião da Comissão de Ética e Exercício Profissional

Já na manhã desta sexta-feira (03), o coordenador acompanhou a análise das propostas da CCEEQ na reunião da Comissão de Ética e Exercício Profissional. "Nossas propostas foram todas aprovadas. Daí a importância de nossas justificativas, fundamentações legais e proposições de mecanismos de implementação adequados. Meu agradecimento aos Conselheiros Federais por todas as orientações  e acompanhamento nas reuniões da CCEEQ", destacou o Engenheiro Marino Greco.