Reunião do Cresce RS registra avanços de projetos monitorados, também de interesse do CREA-RS

Créditos: Joel Vargas / ALRS

Em um encontro realizado na tarde de quinta-feira (2), os parceiros do Cresce RS apresentaram as principais “entregas” das respectivas áreas. A atividade foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), que teve ao seu lado, presencialmente, o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia, Eduardo Krause, e a diretora da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Clarissa França, representando o secretário Cláudio Gastal. Os demais participantes compareceram de modo virtual, entre eles a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter.

“O Cresce RS é uma ideia muito simples, mas extremamente efetiva, que se iniciou na gestão do presidente (Luís Augusto) Lara com a intenção de reunir o presidente da Assembléia, secretarias de Estado e demais atores dos setores públicos e privados envolvidos nos projetos monitorados”, explicou Gabriel.

Entre esses projetos estão a certificação do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação, a informatização do licenciamento do Corpo de Bombeiros, a lista de passageiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), os programas Descomplica RS e o Descomplica Saúde, a regulação das bases remotas da SAMU, a Redesim da Junta Comercial, as imunizações no Rio Grande do Sul e o rs.gov.br (governo digital), conforme elencou o presidente.

No eixo de “fomento aos bancos públicos”, prosseguiu, estão o programa de apoio à Fronteira e às Zonas Francas e o financiamento a empresas de inovação do Badesul e, no de “infraestrutura e logística”, o monitoramento da extensão da pista do aeroporto Salgado Filho, do avanço da situação das energias renováveis, das concessões ferroviárias e das obras rodoviárias da BR 290, 116, 285 e 431, o programa RS Energia, a ampliação da infraestrutura de gás e suprimentos, o RS Parcerias, a reestruturação dos portos e hidrovias e o desenvolvimento da área portuária, ferroviária e do aeródromo de Estrela (tema incluído este ano).

"São pautas do governo do Estado, do governo federal, dos municípios, às vezes compartilhadas pelos três entes federados, em torno das quais reunimos todos os agentes que decidem e monitoramos os projetos para entender melhor quais são os gargalos e como podemos ajudar de uma maneira complementar a cada um dos órgãos", considerou.

Após a fala inicial do presidente, a diretora Clarissa França concedeu três minutos para cada um dos participantes, explicando que o foco do encontro eram as “entregas” dos projetos acompanhados. O superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, citou entre estas projeto de lei do Executivo que autoriza a transformação da autarquia Superintendência do Porto de Rio Grande em empresa pública, que deverá ir a votação na Assembleia no próximo dia 14.

A diretora do Departamento de Defesa Agropecuária, Rosane Collares, exaltou a certificação do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação e disse que, no próximo ano, a intenção era buscar a "manutenção" dessa condição, enquanto a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Lauren Momback, explicou o andamento da Redesim, criada para que os usuários pudessem abrir, alterar ou encerrar sua empresa de forma mais ágil, que teve início em 2019 com adesão de 16 municípios e hoje estava presente em 186 municípios. Participaram ainda prefeitos, secretários, gestores de projetos e representantes de órgãos e poderes.

Ao final de quase duas horas, o encontro foi encerrado pelo deputado Marcus Vinicius (PP), representando a presidência da Casa, que agradeceu a todos pelas contribuições e relatos.

Conceito
Em seu terceiro ano de atividades, o Cresce RS é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, com o apoio do Executivo e de uma série de órgãos gaúchos. Instituído na Casa pela Resolução de Mesa nº 3.224/2021, tem por objetivo propor ações para destravar os investimentos necessários ao crescimento do Rio Grande do Sul, acelerando processos de desenvolvimento e geração de emprego e renda. É composto por três eixos: Infraestrutura e Logística, Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos. A reunião desta quinta-feira foi a nona desde a sua criação e a segunda este ano.

Com informações Agência de Notícias ALRS