Notícia

CREA-RS realiza fiscalização de escadas rolantes e elevadores em todo Estado


Fiscalização abrange elevadores, escadas e esteiras rolantes. Créditos: Arquivo CREA-RS

Considerando os acidentes ocorridos no Estado envolvendo o uso de escadas rolantes, o CREA-RS, através da Gerência de Fiscalização, iniciou nesta quarta (03) uma ação intensiva de fiscalização voltada à manutenção e instalação das escadas rolantes, assim como de esteiras e elevadores em todo o RS, partindo dos 43 municípios que contam com Inspetorias do CREA-RS. Os agentes fiscais visitarão prédios, shoppings, centros comerciais e profissionais, rede hoteleira, hospitais e outras edificações que possuam tais equipamentos. O objetivo é verificar a responsabilidade técnica (RT) de empresas e/ou profissionais habilitados e com registro no Conselho para os serviços de instalação e manutenção periódica, visando garantir a segurança dos usuários. 

Agentes fiscais do CREA-RS em fiscalização na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre

Na Capital, ainda na quarta-feira, além de diversos prédios residenciais, foram vistoriados shoppings, hospitais e edificações públicas, como a Casa de Cultura Mário Quintana. No prédio histórico, localizado no centro de cidade, a fiscalização constatou a empresa responsável pela manutenção periódica dos dois elevadores, solicitando, ainda, as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) pelos serviços, que serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelos contratos. Leila Matos, que é assessora adjunta da Casa, e recebeu a equipe, destacou quando constatado algum tipo de problema nos equipamentos, independente da gravidade, ele é imediatamente desligado para que seja providenciada a análise e reparo pela empresa responsável. “Fazemos isso para preservar tanto os frequentadores da casa, quanto o próprio elevador”, relatou.
Ainda no centro da Capital, o Rua da Praia Shopping também recebeu a fiscalização do CREA-RS, que verificou a RT pelos elevadores e escadas rolantes tanto do shopping, quanto do prédio comercial que integra a edificação. Gerente de manutenção, o Engenhreiro de Energia e Técnico em Automação Industrial Michal Orozko Neto, explicou que as paradas de manutenção derivam, na maioria das vezes, de depredação por parte dos usuários, principalmente nos elevadores destinados ao transporte de carga. Nas escadas rolantes, os incidentes, de acordo com ele, ocorrem mais quando estas estão desligadas para revisão ou conserto, em razão dos usuários, nestes momentos, utilizarem de modo mais displicente o equipamento. “Também tivemos alguns pequenos problemas quanto ao mau uso quando a escada em funcionamento, mas poucas vezes e apenas com danos materiais, resultado de não ser respeitarem as normas de segurança, como uso do corrimão e distância das laterais”, afirma, dizendo que as imprudências são vistas diariamente e que a administração busca intensificar a informação sobre os procedimentos para o uso seguro. Neste sentido, destaca projeto em estudo, em parceria com a empresa responsável pela manutenção dos elevadores e escadas rolantes, da realização de pequenas palestras ao público do shopping.     

A partir da esq., Michal Neto, Rafael Lorenz e Rogério de Oliveira
A ação de fiscalização segue durante a quinta-feira (04), com a participação de 75 agentes fiscais da Autarquia, orientados pela Gerência e supervisores de fiscalização. Os resultados serão divulgados na próxima terça-feira (09).

Elevadores de carga também foram alvo da fiscalização. Na foto empresa em Novo Hamburgo.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: